Garoto radioamador de 10 anos constrói e lança balão de alta altitude

Por Alisson, PR7GA

Max W0MXX, um jovem radioamador de apenas 10 anos de idade, vem construindo balões equipados com transmissores para faixas amadoras que operam em APRS. Por meio deste protocolo, ele consegue rastreá-las na volta, após lançá-las na estratosfera.
O jovem radioamador e lançador de balões irá iniciar na quinta série mas já é veterano nestes lançamentos. Max é membro da Medway Balloon Society e lançou recentemente seu terceiro balão, que ele chamou de “WB-3”. 
Segundo o vídeo abaixo, feito pelo próprio Max e que conta em detalhes todo o processo de montagem, lançamento, rastreamento e recuperação do balão, ele conta com diversos sensores que capturaram dados durante toda a viagem de ida e volta de sua invenção, além de duas câmeras, uma principal e outra focalizando o balão em si, que captaram belas imagens da Terra e do espaço.

Os vídeos completos de cada câmera com todo o voo do balão, desde o lançamento até a recuperação, podem ser vistos aqui:


Como dissemos, este não é o único lançamento de balão que o pequeno radioamador já realizou. No início de junho, Max lançou o “WB-2” que capturou apenas cerca de 30 segundos de vídeo. Isso aconteceu porque ele esqueceu de esvaziar a lixeira do cartão de memória, que ficou cheio logo após iniciar a gravação. Como mais um item de aprendizado para os próximas lançamentos, para recuperar o WB-2 o garoto precisou da ajuda de um escalador de árvores para recuperar a carga útil do balão (onde todos os componentes eletrônicos e software estão localizados).
Em seguida, Max lançou, rastreou e recuperou com sucesso (usando a tecnologia radioamadora) o “WB-2.5”. O feito foi chamado de “momento épico” por Max. Desta vez o equipamento pôde fazer muitas imagens, apesar de um pequeno problema que ele conseguiu resolver. Desta vez, por conta de um problema no balanço automático de branco da câmera, as imagens ficaram totalmente avermelhadas. Após a correção das cores, ficou perfeito. 
Os outros lançamentos também têm vídeos, os quais podem ser vistos abaixo:

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.