FSF vai atualizar sua lista de projetos de software livre de alta prioridade

FSF vai atualizar sua lista de projetos de software livre de alta prioridadeÀ medida que avançamos em 2021, a Free Software Foundation está procurando atualizar sua lista de projetos de software livre de alta prioridade. Esses são os projetos de software que deveriam incorporar “as ameaças mais importantes e as oportunidades mais críticas que o software livre enfrenta no cenário da computação moderna”. Por enquanto, a FSF está procurando ajuda para decidir o que incluir.
A lista de projetos de alta prioridade da FSF é o que antes incluía a engenharia reversa do PowerVR como sendo muito importante, embora nunca tenha acontecido antes dos gráficos do PowerVR se tornarem menos comuns. Na verdade, muitos projetos de alta prioridade da FSF nunca deram certo, pois não havia muito em termos de recursos úteis. Porém, a medida é necessária para chamar a atenção para elas.
O suporte ao PDF estava entre seus projetos de alta prioridade, bem como outro exemplo, bem como uma substituição do Skype de código aberto e engenharia reversa de outras tecnologias populares.

FSF vai atualizar sua lista de projetos de software livre de alta prioridade

FSF vai atualizar sua lista de projetos de software livre de alta prioridade
Eles revisaram a lista em 2017 depois de formar um comitê para mantê-la, enquanto agora, como 2021 está chegando, eles estão procurando revisar o foco de seus projetos de alta prioridade mais uma vez.
Eles emitiram uma convocação para comentários para compartilhar com o comitê de Projetos de Software Livre de Alta Prioridade o que você acha que deve pertencer à lista. O feedback está sendo coletado até o início de janeiro.
Atualmente na lista estão diferentes “áreas” que consideram de alta prioridade para o software livre. Isso é o contrário de antes, quando o foco estava em projetos específicos. Veja quais áreas são prioritárias a seguir.

Sistema operacional de telefone gratuito

Pode-se argumentar que já foi realizado desde o Ubuntu Touch até os vários esforços do PinePhone para PureOS no Librem 5 para mais … Há também Replicant e outro projeto de software livre desenvolvido no Android Open-Source Project (AOSP).

Descentralização e hospedagem própria

Chamada para serviços mais descentralizados.
Drivers, firmware e designs de hardware gratuitos– Todos nós não amamos drivers de software livre? Isso está ficando muito bom e mais fornecedores contribuíram com seus drivers de software livre para o kernel do Linux nos últimos anos. Firmware de código aberto e designs de hardware, entretanto, são outro esforço difícil, mas pelo menos empresas como a Raptor Computing Systems com seu sistema POWER9 livre mostraram o que é popular.

Bate – papo por voz e vídeo em tempo real

Existem várias soluções de software livre atualmente, embora as populares entre as massas sejam outra história …

Incentive a contribuição de pessoas sub-representadas na comunidade

Há Outreachy, Google Summer of Code, etc.

Internacionalização de software livre

Isso parece continuar acontecendo tão bem como sempre.

Segurança por e para software livre

A segurança está sempre completa?

Assistente pessoal inteligente

Mycroft é a melhor alternativa de código aberto para empresas como Google Home e Alexa, da Amazon.

Ajude as distribuições GNU/Linux a se comprometerem com a liberdade

A Free Software Foundation continua a endossar nomes como Guix, Hyperbola, PureOS, Trisquel e outras distribuições das quais a maioria nunca ouviu falar, mas são entregues sem binários de firmware ou outros blobs.
Adoção de software livre por governos
Uma questão bastante complicada e sem fim.

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!