Flathub adiciona navegador Chromium e tem visual renovado com o Souk

Flathub adiciona navegador Chromium e tem visual renovado com o SoukFlathub adiciona navegador Chromium e tem visual renovado com o SoukHá mais de um ano, usuários do Ubuntu não tinham a possibilidade de instalar o navegador Chromium sem apelar para outros métodos mais complicados. Isso só era possível a partir de uma compilação ou adição de repositórios de terceiros como da System76 e Linux Mint, por exemplo. Porém, agora os usuários poderão experimentar o navegador de uma forma bem mais simples. O navegador  Chromium agora faz parte do Flathub que, além disso, tem um visual renovado com o recurso chamado Souk. Isso para quem não gosta ou não quer usar o snapd ou ao Snap Store.
A (im) popularidade dos snaps tem seus motivos. São lentos, mais difíceis de lidar e as atualizações, na maioria das vezes, demoram a chegar, ao contrário do que a Canonical nos prometeu. Assim, é uma excelente notícia que o Chromium agora também está disponível neste tipo de pacote de última geração.

Chromium como um pacote Flatpak, agora uma realidade

O Firefox também estava disponível como um pacote Snap desde o início. Somente há pouco tempo é possível fazer a instalação também pelo FlatHub.

O que ganhamos, primeiro, é mais uma opção. Em segundo lugar, algo que não exige que instalemos uma loja inteira, apenas o pacote “flatpak” e, dependendo da nossa loja de software, alguns add-ons.

Conheça o novo visual do Flatpak com o Souk

Flathub adiciona navegador Chromium e tem visual renovado com o Souk
E a chegada do Chromium não é a única novidade do Flatpak, que ganha uma cara nova para esta loja de aplicativos. Por enquanto, esse é um trabalho em desenvolvimento. É chamado de Souk (uma palavra que significa ‘bazar árabe’ ou ‘mercado’) e é construído usando GTK4 (com lançamento previsto para este mês) e Rust (linguagem de programação muito popular).
Souk é o trabalho de Felix Häcker, responsável por uma lista de aplicativos GTK bem feitos e bem projetados, disponíveis para desktops Linux. Então, esta lista inclui o Shortwave e Fragments. Além disso, fazem parte da equipe Christoper Davis, com sugestões de design de Tobias Bernard.

Souk Independent Flatpak App Store

O software GNOME é a ferramenta que a maioria de nós utiliza quando deseja instalar aplicativos Flatpak nos sistemas.
Souk é um front-end inteligente para instalar, remover e gerenciar aplicativos Flatpak, não um substituto do software GNOME
Porém, é preciso dizer que o GNOME Software é um aplicativo com má reputação. Volumoso, inchado, memória ineficiente … A lista de reclamações é grande. Simplificando, o software GNOME não é tão ágil, elegante ou tão eficiente quanto o resto da área de trabalho GNOME.
O software GNOME lida com muitas coisas. Tem que ser um gerenciador de pacotes de distro, um atualizador de sistema operacional, um atualizador de firmware e uma plataforma com a qual plug-ins para outros formatos de pacote possam se integrar perfeitamente.
O Souk está livre de tudo isso. Seu desenvolvedor afirma que não há planos de adicionar qualquer um dos recursos do GNOME Software. Seu objetivo é mais modesto: fornecer aos usuários um front-end moderno e elegante para instalar, remover e gerenciar aplicativos Flatpak em seus sistemas.
Veja listagens de aplicativos no Souk na imagem acima. Eles são dispostos e segmentados incrivelmente bem. Recebemos descrições analisáveis, um carrossel de capturas de tela, logs de alterações claramente delineados e até links de suporte (incluindo doação, nada menos).
O foco do design é evidente em todo o aplicativo que não é exclusivo para desktop. A IU do Souk faz uma transição perfeita entre os modos retrato (ou seja, telefone) e paisagem ampla (ou seja, desktop).
Mais detalhes sobre o Souk podem ser obtidos na demonstração abaixo ou no Gitlab, onde qualquer pessoa que quiser pegar o código e testá-lo pode fazê-lo. Não há data de lançamento ainda e como o aplicativo é uma ferramenta independente, é improvável que seja ‘lançado’ como parte do GNOME por padrão.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)