Firefox 93 entra em teste público beta com suporte AVIF habilitado por padrão

Parece que desta vez, o famoso recurso AVIF tantas vezes adiado vai estrear no navegador Firefox. Pelo menos o AVIF está habilitado por padrão no Firefox 93 que entra em teste público beta logo após a chegada do Firefox 92. A promoção para o canal beta ocorre um pouco antes do lançamento oficial da versão estável Firefox 92.

Aqui vamos nós novamente. O recurso (provavelmente) mais atrasado do Firefox, a habilitação do suporte para o formato de imagem AVIF por padrão, está agora planejado para o próximo grande lançamento do popular navegador de código aberto, gratuito e de plataforma cruzada usado por milhões de pessoas em todo o mundo em plataformas de desktop e móveis.

Firefox 93 entra em teste público beta com suporte AVIF habilitado por padrão

Firefox 93 entra em teste público beta com suporte AVIF habilitado por padrãoImagem: Android Police

Estamos falando sobre o Firefox 93, que acabou de entrar em testes beta públicos hoje e o maior novo recurso parece ser o suporte para o novo formato de imagem de próxima geração AV1 Image File Format (AVIF). O AVIF tem como base o vídeo AV1 moderno e livre de royalties codec. Ele promete maior economia de largura de banda.

O suporte a AVIF no Firefox está em desenvolvimento há mais de quatro (4) anos e, embora o recurso estivesse lá desde o Firefox 86 , ele não tinha sido habilitado por padrão até agora devido a vários bugs e regressões. Claro, você pode sempre habilitá-lo sozinho, mas a experiência pode ser problemática em alguns sites.

De acordo com Jon Bauman, funcionário da Mozilla e desenvolvedor do Firefox, o plano atual para AVIF no Firefox é habilitá-lo por padrão no Firefox 93 com a opção image.avif.compliance_strictness alterada de 1 (normal) para 0 (máximo permissivo). Além disso, há o recurso de telemetria habilitada para os próximos lançamentos do Firefox para “determinar qual fração de imagens seria rejeitada e por quê”.

Embora possa ser tentador tornar os leitores o mais permissivos possível (as pessoas só querem ver as imagens!), Isso tem o custo de normalizar arquivos inválidos, tornando os padrões menos úteis e tornando futuras implementações mais desafiadoras, disse Bauman . Como o número de AVIFs em circulação só vai aumentar, geralmente não é viável tornar as implementações mais rígidas no futuro.

Esperemos que o Firefox 93 seja o lançamento para (finalmente!) Habilitar o suporte AVIF por padrão, e você pode fazer um teste com a versão beta agora mesmo baixando os binários para sistemas GNU / Linux de 64 ou 32 bits em a página de notas da versão beta. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a use para nenhum trabalho de produção.

O lançamento final do navegador Firefox 93 está planejado para 5 de outubro de 2021.

Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!