Firefox 89 é lançado revelando o visual do ‘Proton’, sua nova interface de usuário com guias flutuantes

A Mozilla lançou a versão beta 89 de seu navegador Firefox há duas semanas, cuja principal novidade é incorporar uma nova interface de usuário (apelidada de Proton). Hoje, o Mozilla Firefox 89 chegou aos usuários da edição estável deste navegador. Então, finalmente, o Firefox 89 é lançado revelando o visual do ‘Proton’, como sua mais nova interface de usuário com guias flutuantes

Embora façamos pequenas melhorias de design regularmente, as principais revisões são grandes empreendimentos que não acontecem com tanta frequência, pois as mudanças podem ser … difíceis.

De acordo com a Mozilla Foundation, ‘Proton’ é o resultado de uma revisão completa (“pixel por pixel”) de sua interface de usuário:

Medimos o valor que os usuários estavam obtendo de nossa enorme biblioteca de recursos e, em última análise, otimizamos a experiência do Firefox para ser limpa, envolvente e fácil de usar em todos os dispositivos.

O que muda no Proton?

Firefox 89 é lançado revelando o visual do 'Proton', sua nova interface de usuário com guias flutuantes

Depois de instalado, à primeira vista já dá para perceber a diferença, sem que seja mesmo uma mudança revolucionária: acima de tudo, as ‘guias flutuantes’, agora separadas da barra de ferramentas, se destacam:

Um olhar mais atento também pode encontrar várias mudanças na disposição dos ícones deste último (além de sua aparência):

O ícone ‘Home Page do Firefox’ desaparece.O ícone de bolso sai da Omnibox e está localizado próximo ao ícone de menu.Os ícones ‘Catálogo’ desaparecem (o que nos permitia acessar o menu Histórico/Favoritos/Downloads), além daquele que nos permitia mostrar as barras laterais e acessar a conta de usuário do Firefox.

Todas estas funções continuam disponíveis no novo menu principal da aplicação, com exceção da ativação das barras laterais, que parece ter desaparecido do mapa.

Firefox 89 é lançado revelando o visual do ‘Proton’, sua nova interface de usuário com guias flutuantes

Uma comparação entre os dois menus também mostra várias diferenças:

O mais óbvio, o desaparecimento dos ícones: este menu é muito mais simples que o anterior. Além disso, é mais fácil de ler, pois os elementos são menos rígidos.

Por outro lado, a lista e a ordem das funções disponíveis variam muito. Assim, vemos que certas opções básicas que poderíamos acessar de outras formas (como ‘Recortar/Copiar/Colar’, ‘Imprimir’ ou ‘Abrir arquivo’) desapareceram.

Da mesma forma ocorreu com ‘Pesquisar nesta página’, ‘Personalizar barra de tarefas’ ou o ‘Painel de proteção’ (o último, ainda disponível em ‘Configurações’, o anterior ‘Opções’ ).

Finalmente, as opções nos submenus ‘Mais’ e ‘Desenvolvedor da Web’ agora estão unificadas sob o título ‘Mais ferramentas’, já que ‘Catálogo’ está subdividido em ‘Favoritos’, ‘Histórico’ e ‘Downloads’.

Via Genbeta

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)