Firefox 80 terá suporte a VA-API Acceleration no X11

Firefox 80 terá suporte a VA-API Acceleration no X11As versões mais recentes do navegador da Mozilla Firefox já têm um gostinho do chamado VA-API video acceleration. No entanto, ele só funciona quando está rodando nativamente sobre o Wayland. Isso acontece pelo menos desde a versão 75 do browser. Porém, a partir da versão 80 do Firefox, veremos este mesmo recurso funcionando por padrão no X.Org Server. Portanto, em pouco tempo veremos que o Firefox 80 terá suporte a VA-API Acceleration no X11.
É isso mesmo. A partir de agora, os bits chegaram ao ponto e o suporte à VA-API no navegador Mozilla Firefox deve estar funcionando bem no X11. O Bug #1619523 rastreou o status da VA-API para o X11 nos últimos meses desde que o suporte a Wayland foi lançado.
Firefox 80 terá suporte a VA-API Acceleration no X11 e tudo isso deve ser definido mesmo em seu lançamento. Porém, para usufruir desses recursos é preciso ter uma configuração de hardware + driver para a API de aceleração de vídeo. E isso não vai demorar nem dois meses. O Firefox 80 está programado para estrear no final de agosto.

Firefox para Android descarta versão Preview e simplifica lançamentos

Firefox 80 terá suporte a VA-API Acceleration no X11
Já em relação à versão para Android do navegador, há mudanças importantes em relação a nomenclatura. E não ó isso, algumas versões vão sumir do mapa. Em breve, haverá apenas o Firefox, Firefox Beta e Firefox Nightly. As versões Preview serão mescladas com o Nightly e as versões do Preview Nighty serão descontinuadas por completo. Essa é uma abordagem muito mais direta e deve facilitar a decisão dos usuários sobre qual build usar.
Se você deseja usar o “novo” Firefox (também conhecido como Fenix), versão GeckoView, a versão Nightly é a que deve ser baixada. As versões Beta do Firefox são mais estáveis, mas ainda visualizam alguns recursos futuros. Por fim, há a versão estável para quem só precisa de um navegador sólido. A Mozilla também mantém o navegador “Firefox Focus” centrado na privacidade, mas esse é um produto separado do navegador principal.
Firefox Preview 4.3 vem com bloqueio de reprodução de conteúdo

 

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.