Feren OS lança versão especial de cinco anos

Feren OS lança versão especial de cinco anosA distribuição Feren OS está completando hoje exatamente 5 anos de existência. O sistema operacional foi originalmente lançado em 29 de julho de 2015 como uma distribuição Linux baseada no Ubuntu. No entanto, devido a complicações com a virtualização do Cinnamon nessa versão do Ubuntu na época, foi decidido em 2016 que o Feren OS seria temporariamente baseado no Linux Mint.
Isso durou até 2019, quando a tão esperada próxima geração do Feren OS foi lançada, baseada no Ubuntu mais uma vez. Apesar de a base ser o Linux Mint por tanto tempo, o Feren OS havia se tornado um sucesso na época e até hoje ainda está ganhando grandes quantidades adeptos e popularidade.
Além de uma atualização lançada hoje em cima da última versão, há também um site com todas as ISOs já disponibilizadas em todo esse período. Você pode conferir, inclusive, imagens com papeis de parede aplicados de 2015 para cá. É o caso, por exemplo, desta de 2016:
Feren OS lança versão especial de cinco anos
 

Feren OS lança versão especial de cinco anos

A postagem do blog oficial da distro fala dos próximos passos do sistema Feren OS. Eles prometem recursos interessantes em breve na nova versão baseada no Ubuntu 20.04.

O Feren OS em uma base Ubuntu 20.04 já está em desenvolvimento! Esta versão é o Feren OS que você conhece, mas em uma base Ubuntu mais recente, trazendo aplicativos mais novos e muito mais.

Esta versão do Feren OS também trará um tema completamente redesenhado, que também será lançado para os usuários atuais do Feren OS, uma nova tela de login projetada exclusivamente para o Feren OS e muito mais. O ETA depende em última análise de quando o tema redesenhado e a tela de login estão prontos para uso.

Nova loja

A equipe também anuncia a chegada de uma nova loja de aplicativos. Segundo eles, será uma loja criada inteiramente do zero e projetada com o objetivo de ser um programa profissional da loja, além de ser um novo local para obter todo software e atualizações favoritos, no Feren OS.
Você pode ver o progresso dele, incluindo modelos, aqui: https://github.com/feren-OS/New-Feren-OS-Store/blob/master/README.md

Um novo design para o conjunto de ícones do Inspire

Uma reformulação do conjunto de ícones, para o Inspire, também ocorrerá em breve, com o conjunto de ícones sendo completamente refeito, usando o Breeze como base, enquanto também formando diretrizes de design no processo para que o conjunto de ícones mantenha a aparência consistente do SO ao lado do tema redesenhado.

Este conjunto de ícones foi planejado para respeitar o esquema de cores do KDE Plasma, também, para os ícones de suas pastas, para que você possa aproveitar o conjunto de ícones da maneira que desejar.
Além disso, para os desenvolvedores, essa reformulação do conjunto de ícones interromperá a prática atual, na maioria das vezes, de ícones de aplicativos de terceiros.Por fim, esse novo design também enfatizará bastante o suporte ao novo ambiente de desktop do Feren OS, o KDE Plasma.

Você pode ver o progresso conforme ele é desenvolvido aqui: https://github.com/feren-OS/New-Inspire-icons

Hub de tradução

Por fim, o Feren OS Translation Hub também deve estrear mais cedo ou mais tarde. Este será um local central para a contribuição de traduções para o Feren OS, depois que ele for construído e disponibilizado.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!