Fedora apresenta o Kinoite e planeja migrar o FreeType para o HarfBuzz

Fedora apresenta o Kinoite e planeja migrar o FreeType para o HarfBuzzOs desenvolvedores do Fedora recentemente revelaram a introdução de uma nova edição do Fedora, chamada “Kinoite”, Ela tem por base a tecnologia do Fedora Silverblue, porém, usando o KDE em vez do GNOME como área de trabalho. Portanto, o Projeto Fedora apresenta o Kinoite e, além disso, planeja migrar o FreeType para o HarfBuzz.
A imagem do Fedora Kinoite não é dividida em pacotes separados. Ao invés disso, ela é atomicamente atualizada e construída a partir dos RPMs oficiais do Fedora usando o kit de ferramentas rpm-ostree. Esta edição recém-lançada do Fedora Kinoite se destaca por apresentar um ambiente básico (/ e /usr) montado como somente leitura.

Os dados disponíveis para modificação estão no diretório /var (incluindo /etc é criado como um link simbólico para /var /etc, /home como um link para /var home e /opt como um link para /var /opt). Para instalar e atualizar aplicativos adicionais, usam o sistema de pacote autônomo flatpak. Assim, os aplicativos são separados do sistema principal e executados em um contêiner separado, além de aplicativos adicionais podem ser instalados a partir do Flathub, mas o trabalho está em andamento para crie pacotes Flatpak oficiais para o Fedora com aplicativos KDE.

Fedora apresenta o Kinoite e planeja migrar o FreeType para o HarfBuzz

O projeto ainda não recebeu o status de revisão oficial do Fedora e está em desenvolvimento. A primeira versão só vai surgir quando o Fedora 35 for chegar. No entanto, as versões de teste já estão disponíveis para revisão.
Ainda não há imagens prontas para usar e, para instalar o Fedora Kinoite, sugere-se primeiro instalar o Fedora Silverblue e depois substituir a área de trabalho pelo KDE executando os seguintes comandos:

curl -O https://tim.siosm.fr/downloads/siosm_gpg.pubsudo ostree remote add kinoite https://siosm.fr/kinoite/ –gpg-import siosm_gpg.pubsudo rpm-ostree rebase kinoite:fedora/33/x86_64/kinoitesudo systemctl reboot
Para atualizar o sistema básico e os pacotes flatpak, você precisa executar os comandos (ainda não há interface gráfica para atualizar):

rpm-ostree updateflatpak update
Se você quiser saber mais sobre o Fedora Kinoite você pode verificar os detalhes no link a seguir.

Fedora 34 planeja migrar FreeType para HarfBuzz para melhorar dicas

Fedora apresenta o Kinoite e planeja migrar o FreeType para o HarfBuzz
Por outro lado, os desenvolvedores do Fedora também mencionaram que um mecanismo FreeType de transferência programada do Fedora 34 será implementado para o lançamento do Fedora 34 para usar os glifos do mecanismo de layout HarfBuzz.
O pacote freetype-harfbuzz é fornecido para teste no Fedora Rawhide. A mudança ainda não foi revisada pelo Comitê de Direção de Engenharia do Fedora (FESCo), que é responsável pelo desenvolvimento técnico da distribuição Fedora.
Embora seja alegado que o uso do HarfBuzz no FreeType melhorará a qualidade das sugestões (suavizando o contorno para melhorar a legibilidade em telas de baixa resolução) ao exibir texto em linguagens com layout de texto complexo, em que os glifos podem ser formados a partir de vários caracteres.
Em particular, o uso do HarfBuzz eliminará o problema de ignorar ao sugerir ligaduras para as quais não há caracteres Unicode separados. Como um lembrete, a tradução do ano passado da biblioteca Pango para usar o HarfBuzz causou problemas na exibição de fontes antigas.
Desde Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!