Fedora 34 terá uma ISO com o i3 Window Manager

Fedora 34 terá uma ISO com o i3 Window ManagerEmbora o gerenciador de janelas i3 exista há mais de uma década, somente agora ele vai fazer parte do sistema operacional Fedora de forma oficial. Assim, de acordo com a equipe, o Fedora 34 terá uma ISO com o i3 Window Manager.
Seguindo a criação de um grupo de interesse especial para o Fedora i3 no ano passado, houve uma aprovação esta semana que oferece uma versão oficial do Fedora com o gerenciador de janelas i3 no lugar de outros ambientes de desktop e gerenciadores de janelas. Esta é a primeira imagem de lançamento do Fedora a fazer uso de um gerenciador de janelas lado a lado.

Fedora 34 terá uma ISO com o i3 Window Manager

Fedora 34 terá uma ISO com o i3 Window Manageri3 no Fedora. Imagem: Fedora Magazine.
É um pouco tarde, especialmente com a equipe do Fedora se concentrando no Wayland. No entanto, em todo caso, este spin do gerenciador de janelas i3 X11 (não o compositor Sway Wayland inspirado no i3) será lançado neste início do ano como parte do Fedora 34.
O gerenciador de janelas i3 tiling se orgulha de sua velocidade, simplicidade e princípios orientadores semelhantes. Para muitas versões, o gerenciador de janelas i3 está disponível por meio do repositório de pacotes, embora esta seja a primeira vez que ele virá como parte de seu próprio spin out-of-the-box.
Mais detalhes sobre os planos do Fedora i3, que agora são aprovados pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora, através desta página Wiki .

Mudanças no GNOME 40

Fedora 34 terá uma ISO com o i3 Window ManagerGNOME 40
Enquanto isso, o Fedora Workstation 34 terá como padrão o GNOME 40. A nova versão deve chegar em abril. De acordo com os desenvolvedores, a navegação no desktop vai mudar completamente no GNOME 40. A ideia é ter um novo design fácil e envolvente.
Essas mudanças ainda estão no estágio inicial de desenvolvimento e não foram mescladas com o branch master do GNOME 40 ainda. Em breve, a navegação dos espaços de trabalho mudarão para horizontais no GNOME 40. Isso é fácil de usar em dispositivos de toque, onde é natural deslizar para a esquerda ou direita usando gestos.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)