Fedora 34 será lançado nesta semana

Fedora 34 será lançado nesta semana
Na semana que passou só se falou na chegada do novo Ubuntu 21.04. Agora, depois de ter sido adiado na semana passada devido a bugs de bloqueadores, na sexta-feira foi determinado que o Fedora 34 agora está em boa forma para ser lançado oficialmente na próxima semana.

O Fedora 34 foi declarado um “GO” para lançamento nesta semana, mais precisamente na terça-feira, 27 de abril.

Graças aos bugs bloqueadores anteriores que foram resolvidos nos últimos dias, a reunião Go/No-Go da última sexta-feira determinou que está pronto para o lançamento.

Fedora 34 será lançado nesta semana

Fedora 34 será lançado nesta semana

Entre as mudanças em todo o sistema com o Fedora 34 estão:

o uso do PipeWire para todas as necessidades de áudio em vez do PulseAudio;a compressão transparente Btrfs baseada em Zstd está habilitada por padrão;o systemd-oomd está sendo usado para lidar com situações de falta de memória e pressão de memória;atualizações de conjunto de ferramentas com GCC 11 e Binutils 2.35 e Glibc 2.33 enquanto LLVM 12 também está disponível;e Wayland por padrão para a versão desktop Fedora KDE Plasma. 

O XWayland também está em melhor forma com o Fedora 34, graças ao uso da construção autônoma do XWayland.

O Fedora Workstation 34 está usando a nova área de trabalho GNOME 40 por padrão. Além do GNOME 40, o Fedora 34 também tem disponíveis os pacotes KDE Plasma mais recentes, Xfce 4.16, LXQt 0.16 e outros bits de área de trabalho atualizados.

O Fedora 34 também está introduzindo:

um spin desktop Fedora KDE Plasma baseado em AArch64;o firmware do kernel agora está sendo compactado para economizar espaço;o HarfBuzz no FreeType agora está habilitado;e uma grande quantidade de outras atualizações de pacote.

No geral, o Fedora 34 é uma atualização muito interessante para esta distribuição Linux apoiada pela Red Hat. 

Características Fedora 34

O desenvolvimento no Fedora Linux 34 começou em agosto de 2021, e agora a comunidade Fedora Linux pode fazer um teste do próximo lançamento baixando a versão beta, que está disponível nos sabores usuais com GNOME, KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE e desktops SoaS e, mais recentemente, o gerenciador de janelas i3.

Desenvolvido pelo kernel Linux 5.11, o Fedora Linux 34 Beta vem com duas grandes mudanças internas. A primeira é a ativação da compactação transparente para o sistema de arquivos Btrfs, um recurso projetado para aumentar significativamente a vida útil das unidades SSD e também fornecer mais espaço em disco e melhor desempenho ao trabalhar com arquivos grandes. Portanto, aguardem a chegada da versão estável dentro de poucos dias.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!