Fabricantes respondem à controvérsia dos capacitores da série RTX 3080

Fabricantes respondem à controvérsia dos capacitores da série RTX 3080Os problemas de travamento da RTX 3080 provavelmente relacionados ao tipo de capacitores usados nas placas fizeram a MSI mudar o design de seus produtos. Além disso, vários fornecedores deram declarações sobre a situação.
Vimos inúmeros relatos de placas RTX 3080 e RTX 3090 com overclock de fábrica que sofreram travamentos e problemas de estabilidade quando atingiram ou ultrapassaram 2 GHz.

Fabricantes respondem à controvérsia dos capacitores da série RTX 3080

As placas podem usar dois tipos de capacitores, ou uma mistura de ambos: os POSCAPs, que funcionam melhor em temperaturas mais altas, mas não são tão bons em altas frequências; e os MLCCs, que têm altas classificações de corrente, tensão e temperatura, operam melhor em frequências mais altas, mas são propensos a rachar.
Fabricantes respondem à controvérsia dos capacitores da série RTX 3080Os problemas de travamento da RTX 3080 provavelmente relacionados ao tipo de capacitores usados nas placas fizeram a MSI mudar o design de seus produtos. Imagem: @VideoCardz | Twitter.
Os problemas surgem quando as placas usam designs totalmente POSCAP. A EVGA confirmou que surgiram problemas durante os testes quando usou um design totalmente POSCAP, solicitando uma mudança para uma solução mista.
Além disso, a MSI alterou o design de seus modelos GeForce RTX 3080. A GeForce RTX 3080 Gaming X Trio originalmente usava cinco POSCAPS com um array MLCC, mas renderizações no site da empresa mostram que agora ele tem quatro POSCAPS com dois arrays MLCC. A GeForce RTX 3080 Ventus 3X também mudou, com o design anterior de seis POSCAP alterado para cinco combinado com dois arrays MLCC.
Várias empresas responderam a relatos de travamentos da série RTX 30. A Nvidia disse:
A NVIDIA postou um driver […] que melhora a estabilidade. Em relação aos designs de placas de parceiros, nossos parceiros personalizam seus designs regularmente e trabalhamos em conjunto com eles no processo. O número apropriado de agrupamentos POSCAP vs. MLCC pode variar dependendo do design e não é necessariamente indicativo de qualidade.
A Inno3D está confiante de que seus produtos não apresentam nenhum problema. Por fim, a Zotac afirma que está trabalhando em uma solução.
Fonte: Tech Spot
Usuários da Nvidia Geforce RTX 3080 estão relatando problemas

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!