Estação científica na Antártida abre inscrições para contatos com escolas

Por Alisson, PR7GA

A estação científica “Neumayer III“, mantida pela Alemanha na Antártida, está oferecendo a estudantes de todo o mundo a oportunidade de conversarem ao vivo, via rádio, com os cientistas que lá residem. Na estação científica alemã, está instalada também uma estação de radioamador com o indicativo DP0GVN. Saiba mais sobre a estação acessando seu perfil no QRZ.COM


Estação DP0GVN.

Os contatos serão efetuados por meio do satélite geoestacionário QO-100 (Es’Hail 2), o que permitirá uma transmissão praticamente livre de falhas em quase 1/3 do globo terrestre, desde o Brasil até a Indonésia, área em que é possível captar os sinais do satélite.

A utilização do satélite foi proporcionada pela doação, por parte da AMSAT-DL, de uma estação portátil capaz de operar nas faixas de uplink e downlink do QO-100, respectivamente em 2,4 GHz e 10 GHz.  Ela é composta de um transverter de 6 watts e uma antena de 75 cm offset. 

Os equipamentos foram transportados no navio que partiu em 27/12/2020 com os novos integrantes e suprimentos para a estação alemã. Eles chegaram em seu destino em 18/01/2021 e prontamente já anunciaram a abertura das inscrições para os contatos com escolas.

Theresa DC1TH e Felix DL5XL operando a estação enquanto viajavam, de navio, até a Antártida


A AMSAT-DL informa que o equipamento, além dos contatos via fonia, também é capaz de transmitir sinais de TV Digital no formato DVB-S2, o mesmo utilizado globalmente por emissoras que transmitem sinal digital via satélite. O modo é conhecido no meio radioamadorístico como DATV, ou Televisão Amadora Digital. Segundo a AMSAT-DL, isso permitirá transmitir imagens em tempo real dos cientistas na Antártida para as escolas e em outros eventos.

COMO SE INSCREVER


Segundo o comunicado divulgado via Twitter, para se inscrever o interessado deve enviar um email para Charly DK3ZL, no endereço DP0GVN@amsat-dl.org.
https://amsat-dl.org/en/a-new-star-has-risen-on-qo-100/


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.