ElementaryOS anuncia novo seletor de arquivos

ElementaryOS anuncia novo seletor de arquivosElementaryOS anuncia novo seletor de arquivosO fundador e CEO da distribuição elementaryOS, Daniel Foré, anuncia em seu blog que trabalha em um novo seletor de arquivos. Segundo ele, há cerca de três anos, começaram a surgir problemas com o seletor de arquivos atual. Ele narra que naquela época, surgiu um problema:
O design do seletor de arquivos em Gtk estava rapidamente ficando fora de sincronia com o design de Arquivos e com diálogos no sistema operacional elementary em geral como parte de um esforço de redesenho dentro GNOME. Essa mudança moveu os botões de ação de sua localização inicial e removeu a cor da barra lateral, entre outras coisas. Então, logo após o lançamento do elementary OS Freya, lançamos nosso próprio diálogo de seleção de arquivos redesenhado usando o sistema Gtk.Module.
ElementaryOS anuncia novo seletor de arquivosFileChooserDialog atual no elementary OS 5 Juno.
Sendo assim, ele explica que a mudança manteve a barra de ação na parte inferior da caixa de diálogo, além de restaurar a cor dos ícones da barra lateral e usar a barra de caminho inteligente do Files. Porém, algumas limitações do Gtk.Module permanecem. Então, se houver alguma alteração no Gtk original, isso pode quebrar o seletor do sistema do elementary. Então, para evitar problemas de usuários sem poder acionar esse seletor, é preciso algo totalmente novo.

ElementaryOS anuncia novo seletor de arquivos

Daniel Foré ressalta que o Gtk fez uma grande mudança: a caixa de diálogo do seletor de arquivos deixou de ser um widget dentro de um determinado aplicativo para um processo separado com o qual os aplicativos se comunicam por meio de portais. Segundo ele, isso é importante para a segurança e privacidade. Portanto, quando um aplicativo pede para você abrir um arquivo ou pasta, não precisa mais de permissão para ler o sistema de arquivos. Em vez disso, apenas esse seletor de arquivos confiável e separado deve ter essas permissões.
Além disso, como o seletor de arquivos é seu próprio processo separado, o Gtk não precisa mais fornecer o seletor de arquivos.
Isso significa que os aplicativos Gtk podem usar seletores de arquivos totalmente nativos personalizados não apenas do GNOME, mas também de outras plataformas que implementam o portal do seletor de arquivos, como Plasma, Windows, macOS e o sistema operacional logo elementar.

ElementaryOS anuncia novo seletor de arquivosMaquete original do FileChooser de 2013
Para nós, isso significa imediatamente controle completo sobre o design de nosso seletor de arquivos, sem nenhuma modificação instável de outra base de código. Podemos redefinir e compartilhar widgets diretamente de Arquivos como a barra de caminho inteligente, barra lateral e visualizações para maior consistência entre os dois. No curto prazo, também significa que podemos adicionar recursos como visualizações de imagens consistentes ou pesquisa de arquivos.
Eventualmente, podemos integrar todas as mesmas visualizações encontradas em Arquivos como grade e colunas. A longo prazo, podemos até ser capazes de criar visualizações personalizadas especiais de bibliotecas do sistema, como fotos ou músicas. Isso realmente abre um novo campo de possibilidades nos recursos e design que podemos oferecer.

Preparem-se, desenvolvedores

Enquanto o novo seletor de arquivos nativo usando portais ainda não está pronto, os aplicativos podem substituir seu uso Gtk.FileChooserDialogcom Gtk.FileChooserNativehoje. Quando o novo portal de seleção de arquivos estiver disponível, os aplicativos terão atualização automaticamente.
Você pode encontrar documentação sobre o uso do Gtk.FileChooserNative no Valadoc. Se você quiser acompanhar o progresso na portabilidade de aplicativos Gtk.FileChooserNativeou ver exemplos de código, você pode acompanhar este projeto GitHub.

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.