elementary OS está chegando ao Raspberry Pi 4

elementary OS está chegando ao Raspberry Pi 4elementary OS está chegando ao Raspberry Pi 4Os desenvolvedores do elementary OS anunciaram suas compilações experimentais para a série Raspberry Pi 4 baseada em ARM. Como CPUs ARM estão mostrando sua competência como substitutos para CPUs baseadas em x86, mais e mais distribuições Linux estão tentando suportar ARM.
O mais recente lançamento elementary OS 5.1 com codinome Hera está recebendo a compilação experimental para o Raspberry Pi 4.

elementary OS no Raspberry Pi 4

As distribuições Linux já suportavam ARM há muito tempo. A primeira a oferecer suporte à arquitetura ARM foi o Debian no ano 2000. Atualmente, muitas distribuições oferecem suporte a ARM de 64 bits, incluindo Arch Linux, Ubuntu, Manjaro etc.
elementary OS está chegando ao Raspberry Pi 4Os desenvolvedores do elementary OS anunciaram suas compilações experimentais para a série Raspberry Pi 4 baseada em ARM. Imagem: Raspberry Pi Blog.
Por muito tempo, principalmente as edições de servidor de distribuições Linux estavam disponíveis em dispositivos Raspberry Pi. Mas isso está mudando depois do Raspberry Pi 4.
O Raspberry Pi 4 vem com 8 GB de RAM e está se lançando como um desktop de baixo custo. Com a especificação de hardware aprimorada, rodar o Linux para desktop mainstream no Raspberry Pi agora é mais fácil do que nunca.
Esta é a razão pela qual o Ubuntu também lançou sua imagem oficial para Raspberry Pi 4 com o lançamento do Ubuntu 20.10.
A equipe do elementary OS publicou seu programa Early Access Builds para que patrocinadores dedicados do sistema operacional baixem as compilações do Raspberry Pi 4. Além disso, você pode baixar e obter instruções neste repositório GitHub.
Como é uma versão experimental, você não deve esperar que tudo funcione corretamente. Existem problemas conhecidos: os gráficos são parcialmente acelerados por hardware; os vídeos 4K ainda não são suportados; e as configurações de som não são salvas durante a inicialização.
Mas após o processo de inicialização, você vai gostar da suavidade do sistema operacional e vale a pena tentar no Raspberry Pi 4.
It’s FOSS

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.