DuckDuckGo ultrapassa 100 milhões de consultas de pesquisa diárias pela primeira vez

DuckDuckGo ultrapassa 100 milhões de consultas de pesquisa diárias pela primeira vezPela primeira vez desde sua criação há 12 anos, o mecanismo de busca com foco na privacidade DuckDuckGo atingiu um marco importante em sua história quando registrou na segunda-feira seu primeiro dia com mais de 100 milhões de consultas de pesquisa de usuários. A conquista vem depois de um período de crescimento sustentado que a empresa tem visto nos últimos dois anos.
Isso ocorre especialmente desde agosto de 2020, quando o mecanismo de busca começou a receber mais de 2 bilhões de consultas de pesquisa por mês regularmente. A popularidade do DuckDuckGo vem depois que o mecanismo de busca se expandiu além de seu próprio site e agora oferece aplicativos móveis para Android e iOS, mas também uma extensão dedicada do Chrome.
Mais de 4 milhões de usuários instalaram esses aplicativos e extensões, disse a empresa em um tweet em setembro de 2020. Entretanto, a popularidade crescente do mecanismo de pesquisa também se deve ao seu objetivo declarado de não coletar dados do usuário e fornecer os mesmos resultados de pesquisa a todos os usuários.

Signal is blowing all records, and DuckDuckGo just passed 100,000,000 searches in a day. Privacy is cool ? ? https://t.co/o3Oa9Pxe3m
— DHH (@dhh) January 16, 2021

 

DuckDuckGo ultrapassa 100 milhões de consultas de pesquisa diárias pela primeira vez

Conforme destacado no ano passado, essa falta de dados granulares às vezes torna difícil para a empresa até mesmo estimar o tamanho de sua própria base de usuários.
Contudo, essa dedicação à privacidade também ajudou a empresa a ganhar seguidores entre a multidão preocupada com a questão. O DuckDuckGo foi selecionado como o mecanismo de pesquisa padrão no navegador Tor e é frequentemente o mecanismo de pesquisa padrão nos modos de navegação privada de vários outros navegadores.

Aplicativos de privacidade têm semana histórica

O marco histórico do DuckDuckGo chega em uma semana quando o Signal e o Telegram, dois outros aplicativos centrados na privacidade, também anunciaram grandes períodos de crescimento.
O Telegram anunciou na segunda-feira que atingiu 500 milhões de usuários registrados, enquanto os servidores da Signal caíram na sexta-feira depois de receber “milhões e milhões de novos usuários” em um fluxo repentino que a empresa disse que excedeu até mesmo suas projeções mais otimistas.

Adicionamos novos servidores e capacidade extra em um ritmo recorde todos os dias desta semana sem parar, mas hoje ultrapassamos até mesmo nossas projeções mais otimistas. Milhões e milhões de novos usuários estão enviando uma mensagem de que a privacidade é importante. Nós apreciamos sua paciência.
– Signal (@signalapp) 15 de janeiro de 2021

Ambos os picos de novos usuários para Signal e Telegram são resultado direto de uma grande confusão de relações públicas no Facebook, depois que a empresa anunciou na semana passada que estaria bloqueando o acesso às contas do WhatsApp, a menos que os usuários concordassem com uma nova política de privacidade que concedesse ao Facebook acesso a mais dados do usuário.
Depois, o  Facebook adiou a nova política de privacidade em três meses. Porém, já era tarde demais. Centenas de milhões de usuários migraram para Signal e Telegram. O DuckDuckGo parecee ter surfado nesta mesma onda.
DuckDuckGo ultrapassa 100 milhões de consultas de pesquisa diárias pela primeira vez

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!