Distribuição SparkyLinux lança versão 5.13

Distribuição SparkyLinux lança versão 5.13Se você busca uma boa distribuição derivada do Debian, experimente o SparkyLinux que lança hoje oficialmente sua versão 5.13. Várias ISOs estão disponíveis para download com a atualização implementada.  A nova série estável Sparky 5 “Nibiru” 5.13 chegou cerca de quatro meses após a anterior e tem como base o sistema operacional Debian GNU/Linux 10.6 “Buster”. Os pacotes são de 3 de novembro de 2020. Isso significa que se você deseja instalar o SparkyLinux, você obterá todas as atualizações mais recentes e patches de segurança prontos para uso em sua nova instalação.

Como esperado, a nova versão ISO inclui vários componentes atualizados como:

kernel Linux 4.19.152 LTS para computadores de 64 e 32 bits;
kernel Linux 5.4.72-v7 + LTS para plataformas ARMhf;
navegador Mozilla Firefox 78.4.0 ESR;
Mozilla Cliente de e-mail Thunderbird 78.4.0;
pacote de escritório LibreOffice 6.1.5;
e reprodutor de mídia VLC 3.0.11.

Distribuição SparkyLinux lança versão 5.13

Distribuição SparkyLinux lança versão 5.13
O SparkyLinux 5.13 está disponível para download nos sabores usuais com os ambientes de desktop LXQt 0.14.1, Xfce 4.12.5 e Openbox 3.6.1 (MinimalGUI). Uma edição MinimalCLI também está disponível para download sem uma interface gráfica para usuários avançados que desejam personalizar totalmente suas instalações.
Os usuários existentes do SparkyLinux 5 “Nibiru” não precisam baixar a nova versão ISO. Para atualizar suas instalações, basta executar o utilitário Sparky Upgrade ou executar os seguintes comandos em um emulador de terminal.

sudo apt updatesudo apt full-upgrade
Os repositórios SparkyLinux foram recentemente preenchidos com vários novos pacotes, incluindo reprodutor de música de streaming MellowPlayer, editor de marcação Boost Note, GUI abrangente FFQueue para FFMpeg, ferramenta de empacotamento de fonte de bitmap Hiero, bem como kernel Linux 5.9.2 e 5.10 RC1.
Então, para baixar todas as versões do SparkyLinux aqui citadas, acesse este link.

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!