Distribuição MX Linux 21 KDE Plasma Edition já está disponível para testes beta com Plasma 5.20 Desktop

Os desenvolvedores do MX Linux informam hoje sobre a disponibilidade geral para testes públicos do lançamento beta da próxima distribuição da edição MX Linux 21 KDE Plasma. Assim, a distribuição MX Linux 21 KDE Plasma Edition já está disponível para testes beta com o desktop Plasma 5.20.

Na semana passada, já foram anunciadas as primeiras versões beta do Xfce e Fluxbox da próxima distribuição MX Linux 21 “Wildflower”. Esta distribuição será baseada na série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” lançada recentemente e o kernel Linux com suporte de longo prazo da série 5.10 LTS.

E agora, a edição KDE Plasma também está pronta para teste, baseada nas imagens AHS (Advanced Hardware Support) do MX Linux 21 KDE e disponível apenas para computadores de 64 bits. A edição KDE Plasma vem com a série de ambientes de desktop Plasma 5.20, mais precisamente o lançamento pontual 5.20.5.

MX Linux 21 KDE Plasma Edition já está disponível para testes beta com Plasma 5.20 Desktop

Distribuição MX Linux 21 KDE Plasma Edition já está disponível para testes beta com Plasma 5.20 Desktop

Infelizmente, essa é a versão Plasma disponível nos repositórios Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, então não há como dizer se ela será atualizada para uma versão mais recente até que o lançamento final do MX Linux 21 chegue às ruas.

No entanto, existem algumas melhorias em comparação com o lançamento do ano passado da edição MX Linux KDE Plasma, como a adição de entradas de ícone de encaixe no painel Plasma, Plasma Discover no lugar de Muon como gerenciador de pacotes padrão e sistema de gerenciamento de atualização e Ksnip como padrão ferramenta para screenshots em vez de Spectacle.

Claro, há também melhorias gerais de desempenho, especialmente na mídia ao vivo, e todos os benefícios que o lançamento do MX Linux 21 promete, incluindo novos menus de inicialização do sistema UEFI ao vivo, uma nova área de seleção de partição do instalador com algum suporte LVM e a ativação de a senha do usuário (sudo) para tarefas administrativas por padrão.

Itens específicos de liberação de KDE Plasma que são novas no beta 1

Plasma 5.20; Entradas do ícone de encaixe no painel de plasma –Discover no lugar do múon; Discover é usado para gerenciamento de atualizações;Ksnip para capturas de tela (substitui o espetáculo);Melhorias gerais de desempenho, especialmente na mídia ao vivo.

Coisas gerais que são novas no MX beta 1

Aplicativos novos e atualizados;Nova área de seleção de partição do instalador, incluindo algum suporte lvm se o volume lvm já existir;Novos menus de inicialização do sistema UEFI live. Agora você pode selecionar suas opções de inicialização ao vivo (persistência, etc …) a partir do menu de inicialização e submenus em vez de usar os menus de console anteriores;Senha de usuário (sudo) para tarefas administrativas por padrão. Você pode mudar isso em mx-tweak-> guia Outros.

Aqueles de vocês que desejam ajudar com os testes podem baixar a edição beta do MX Linux 21 KDE Plasma agora mesmo na página de anúncio oficial, onde você também encontrará informações sobre o que os desenvolvedores desejam que você teste e os problemas conhecidos. Lembre-se de NÃO instalá-lo em uma máquina de produção.

Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.