Distribuição Linux Vinari OS 3.0.0 ARGON é lançada com base no Debian 11

Rate this [type]

No ano passado, observamos o lançamento da distribuição Linux Vinari OS 2.0.0 NEON. Agora, segundo o desenvolvedor e CEO da VINARI SOFTWARE, Xavier Vintimilla, a equipe do Vinari OS lançou uma nova versão, o código 3.0.0 ARGON. Esta nova versão do Vinari OS, não tem mais como base o Ubuntu como a anterior. Assim, ela agora usa o Debian 11 Bullseye como base, e vem com o ambiente de desktop GNOME 3.38 e seus principais aplicativos. Portanto, a distribuição Linux Vinari OS 3.0.0 ARGON é lançada com base no Debian 11.

Além disso, inclui um aplicativo próprio Vinari OS Tweaks que substitui o GNOME Tweaks (a instalação pode ser usando o centro de software). Além disso, a equipe do Vinari OS instalou e habilitou por padrão algumas extensões para tornar a vida dos nossos usuários um pouco mais simples. Estamos falando sobre ícones da área de trabalho, o Dock clássico, ícones da bandeja e uma tela Alt + Tab aprimorada.

Distribuição Linux Vinari OS 3.0.0 ARGON é lançada com base no Debian 11

Distribuição Linux Vinari OS 3.0.0 ARGON é lançada com base no Debian 11

O uso de memória quando o sistema operacional é inicializado fica em torno de 800 a 900 MB e, uma vez que o usuário abre algumas janelas, geralmente fica em torno de 1 GB, acredito que seja muito importante mencionar isso, já que se acredita que o GNOME consome muitos recursos. no Vinari OS 3.0.0 ARGON é exatamente o oposto, garante Xavier.

Além disso, usa o kernel Linux 5.10 e vem com o ‘nvidia-detect’ para ajudar na instalação dos drivers da Nvidia para os usuários que precisam. Outro recurso interessante é que, ao contrário do Debian, o Vinari OS 3.0.0 ARGON não vem com o Firefox ESR, em vez disso, vem com a versão mais recente do navegador (93.0 no momento do lançamento) e vem pré-instalado com um utilitário personalizado que permite você a atualizar o navegador sempre que houver um novo lançamento.

Outra coisa a mencionar é que escolhemos o instalador Calamares. Isso porque é possui amplo suporte, modular e muito fácil de usar. Então, o processo de instalação é muito semelhante ao da nossa última versão (2.0.0 NEON)

Como de costume, ele inclui o pacote LibreOffice 7.2 completo, Python 3.9, Ruby 3.7, os compiladores GNU C / C ++ 10.0, GNU Emacs 27.1 e muito mais.

Os requisitos recomendados para executar o sistema operacional são:

Processador: Dual core 64 bits apenas Intel ou AMD rodando a 1,5 GHzMemória: 2 GB (3 GB necessários para uma melhor experiência).Gráficos: AMD, Nvidia ou Intel com 64 MB de Video RAM.Display: resolução de 1024×768.Sistema de inicialização: BIOS ou UEFI.Armazenamento: 9 GB livres em uma partição EXT4.Dispositivo de entrada: mouse e teclado ou tela sensível ao toque.

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!