Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Systemd terá Cgroup v2 por padrão

Os desenvolvedores do Ubuntu reconhecem “atrasar isso por um longo tempo”, mas para o Ubuntu 21.10, eles estão planejando lançar seu pacote systemd com a hierarquia cgroup unificada (Cgroups v2) por padrão. Portanto, a distribuição Linux Ubuntu 21.10 Systemd terá Cgroup v2 por padrão.

O systemd upstream o adotou por padrão por um tempo e outras distribuições Linux – incluindo o Debian para o qual o Ubuntu é baseado – também o estão usando com segurança, mas o Ubuntu está atrasado para a festa.

Depois de atrasar isso por um longo tempo, queremos seguir o upstream, o Debian e outros em mudar para a hierarquia cgroup “unificada” (cgroupv2) por padrão: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/snapd/+bug/1850667Conforme discutido com as equipes de snapd e lançamento, o próximo upload do systemd irá pousar esta mudança (antes de FeatureFreeze). Esperamos algum menor queda na migração proposta (wrt. snapd), que deve ser mitigadavia https://github.com/snapcore/snapd/pull/10589 e resolvido mais tarde ciclo assim que o suporte total do snapd cgroup v2 for obtido: https://github.com/snapcore/snapd/pulls?q=is%3Apr+is%3Aopen+label%3Acgroupv2Se por algum motivo você precisar manter a hierarquia legada do cgroup v1, vocêpode selecioná-lo por meio de um parâmetro do kernel no momento da inicialização: systemd.unified_cgroup_hierarchy = 0

Ubuntu 21.10 Systemd terá Cgroup v2 por padrão

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 Systemd terá Cgroup v2 por padrão

O Ubuntu tem se mantido fiel à hierarquia legada do cgroup v1 porque seu premiado suporte a Snap não é compatível com o Cgroup v2. O Upstream Snap ainda não tem suporte, mas há patches pendentes que ainda devem ser integrados neste ciclo. Portanto, o Ubuntu está avançando antes do congelamento de recursos de 21.10 para a habilitação do systemd do suporte à hierarquia unificada/cgroupsv2.

Detalhes sobre esta mudança tão esperada através da lista de discussão do Ubuntu com seu aviso prévio sobre a mudança postado hoje.

Lançamento do Linux 5.14-rc6

Até o momento, todo o processo de desenvolvimento do kernel Linux 5.14 está muito tranquilo, sem grandes surpresas. Está sendo assim em todos os Release Candidates até agora. O normal é que aconteça alguma coisa, mesmo que seja por causa de uma tempestade que deixa muita gente sem energia. Porém, desta vez, como nos informa Linus Torvalds, tudo está indo perfeitamente bem. Isso é o que Linus Torvalds disse novamente após o lançamento do Linux 5.14-rc6 , que esta é uma semana bastante normal, como era há sete dias e em praticamente todos os RCs anteriores.

O desenvolvedor finlandês afirma que está tudo “normal”, no sentido de não haver nada notável. No entanto, quase sempre há um problema na forma de um bug ou regressão, mas nada disso está aparecendo desta vez.

Linux 5.14-rc6 continua a boa tendência

Outra semana bastante normal. Um pouco mais da metade são correções de driver (rede, som, gpu, bloco são a maioria, mas há outros ruídos lá também), com a outra metade sendo a mistura usual: arquitetura, sistemas de arquivos (ceph e cifs), kernel do kernel e rede, e algumas correções de documentação. Não há nada que chame minha atenção. Vá e experimente, devemos estar bem perto de terminar esta versão …

Não seria a primeira vez que algo está perfeito e segue assim até o final. Se isso permanecer, o Linux 5.14 será lançado em 29 de agosto. Ubuntu 21.10 Impish Indri chegará em 14 de outubro, então as datas se encaixam para que este seja o núcleo da próxima versão do sistema operacional da Canonical.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)