Distribuição Linux Nitrux 1.6 lançada com o Linux 5.14

O desenvolvedor Uri Herrera anunciou hoje o lançamento do Nitrux 1.6 como uma das maiores atualizações desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian para as massas. Os lançamentos mensais do Nitrux ISO continuam, e o lançamento do Nitrux 1.6 está aqui como uma grande atualização para a distribuição que traz muitas novas tecnologias GNU/Linux, aplicativos atualizados e muitas melhorias, tornando o Nitrux uma das melhores distros para uso doméstico e de escritório .

Em primeiro lugar, o Nitrux 1.6 é uma das primeiras distribuições GNU/Linux a lançar uma imagem ISO ao vivo com a mais recente e melhor série de kernel Linux 5.14 por padrão. Além disso, o Nitrux agora suporta os kernels Linux 5.4 e 5.10 LTS, bem como os kernels Linux-libre 5.10 e 5.13.

O kernel Linux 5.14 é acompanhado por algumas das novidades mais recentes do KDE, já que o Nitrux 1.6 vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22.4, bem como os pacotes de software KDE Gear 21.08 e KDE Frameworks 5.85. Afinal, o Nitrux é uma distro orientada para o KDE, então os usuários devem ter a melhor experiência de desktop KDE Plasma possível.

Se os aplicativos KDE mais recentes não são suficientes para você, esta versão também vem com o pacote de software Maui Apps 2.0, que inclui aplicativos como Buho, Clip, Communicator, Index, Nota, Pix, Shelf, Station e VVave. O MauiKit também foi atualizado para a versão 2.0.1, e você também pode aproveitar o recém-lançado pacote de escritório LibreOffice 7.2.

Distribuição Linux Nitrux 1.6 lançada com o Linux Kernel 5.14

Distribuição Linux Nitrux 1.6 lançada com o Linux Kernel 5.14

O Nitrux está cada vez melhor, com certeza, e agora os usuários podem desfrutar de um novo aplicativo chamado NX Software Center, que é um gerenciador gráfico de pacotes para AppImages. Possui três modos de exibição, Store View para navegar em todos os aplicativos disponíveis, Apps View para ver todos os seus aplicativos baixados e Progress View para ver o andamento do download dos aplicativos.

O NX Software Center, NX SC para breve, é um front-end gráfico para gerenciar AppImages (e apenas AppImages), e é construído usando o MauiKit 2.0.0, disse o desenvolvedor Uri Herrera. O AppImages, bem como os dados exibidos no aplicativo, são obtidos em AppImageHub.com.

Nitrux 1.6 também traz gestos de touchpad por padrão no X11, Powerlevel10k como o tema ZSH padrão (e parece realmente incrível, como você pode ver na imagem superior), bem como dois novos scripts KWin para mover janelas maximizadas para um novo desktop virtual e aplique um efeito de desfoque nas janelas especificadas pelo usuário.

Entre outras mudanças, esta versão remove o gerenciador de pacotes Plasma Discover e a estação de trabalho de áudio digital LMMS da instalação padrão, melhora a confiabilidade do rootfs e adiciona o esquema de cores Konsole clássico do Nitrux ao caminho correto para aplicativos que usam QMLTermWidget pode exibi-lo como uma opção .

Os desenvolvedores disseram que versões futuras do Nitrux usarão seus próprios rootfs em vez dos (vanilla) rootfs instáveis do Debian usados ??até agora. Com isso em mente, se você deseja usar o Nitrux como seu sistema operacional Linux principal, você pode baixar a versão 1.6 do Nitrux agora mesmo do site oficial.

Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.