Distribuição Emmabuntüs DE 3 1.03 é lançada com base no Debian 10.6

Distribuição Emmabuntüs DE 3 1.03 é lançada com base no Debian 10.6A distribuição Linux Emmabuntüs acaba de anunciar que sua versão DE 3 1.03 acaba de ser lançada com base no Debian 10.6 Buster. O anúncio é do Coletivo emmabuntüs, responsável por todo o desenvolvimento. O sistema operacional vem com dois ambientes disponíveis: Xfce LXQt.
Vale a pensa reforçar que este projeto foi originalmente concebido para facilitar o recondicionamento de computadores doados a organizações humanitárias. Particularmente, isso beneficia a comunidade Emaús que, aliás, dá o nome ao projeto. O objetivo é dar acesso à tecnologia a essas comunidades carentes do continente africano. Ao mesmo tempo, possibilita que muitas crianças e adolescentes descubram o GNU/Linux. Além disso, possibilita estender a vida útil do hardware do computador e, como tal, reduzir o consumo excessivo de matéria-prima.

O sistema possui uma OEM para instalação que você pode conferir no vídeo acima. Contou com o apoio do  Debian-FacileBlabla Linux na Bélgica e Tugaleres.com. Tudo isso faz parte da campanha chamada de Reutilizar para Todos. No caso do vídeo acima, ele está em francês, com legendas em inglês.
Distribuição Emmabuntüs DE 3 1.03 é lançada com base no Debian 10.6

Distribuição Emmabuntüs DE 3 1.03 é lançada com base no Debian 10.6

Para esta campanha de reutilização, o nosso método de instalação é feito de forma a permitir a renovação de um computador em menos de 180 segundos. Isso é possível graças a uma chave USB no MultiSystem e ao uso de Clonezilla ampliado por nosso próprio script que usa clones de nossa distribuição GNU/Linux e também de nossos amigos DFiso. Você pode olhar a página de download dedicada a este método de reutilização, diz o blog. 
Após uma observação feita no fórum Debian-Facile para a campanha de reutilização, e sobre o manuseio de nossos clones por uma instalação OEM, integramos este recurso com o suporte dos scripts Calamares desenvolvidos por Philip Müller (líder do projeto Manjaro) para o projeto Station-X.

Após o lançamento desta versão, eles pretendem entregar os clones em versões OEM, para permitir esta instalação. “Também encorajamos todas as associações que desejam trabalhar na área de recondicionamento de computadores a criar seus próprios clones”, ressaltam. 
Este recurso também será integrado na próxima atualização do Emmabuntüs DE 4 Alpha 2, que estará disponível após o lançamento do Debian 11 Alpha 3.
Se quiser conhecer os novos recursos, assista ao vídeo abaixo:

Em relação à versão 1.03, as seguintes correções e melhorias foram feitas:

Baseado na distribuição Debian 10.6 Buster;
Adição do modo de instalação OEM via Calamares;
Adição de Warpinator;
Adição do utilitário zram-tools;
Atualização de Multisystem 1,0451, com o emmabuntüs DE 4 e adição de um tema específico para a campanha de reutilização;
Atualizações de: HPLip 3.20.6, Firefox ESR 78.3.0, Thunderbird 78 . 3 . 1 , TurboPrint 2.50-1, VeraCrypt 1.24-Update7.

Quem quiser conhecer a distribuição, pode baixá-la no seguinte link: download.emmabuntus.org
Para mais detalhes, consulte este link.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)