Distribuição Arch Linux baseada no Kernel Linux 5.14 já está disponível para download

A comunidade Arch Linux lançou hoje uma nova imagem ISO do Arch Linux, para outubro de 2021. A grande novidade é que esta é a primeira a ser alimentada pela mais recente e melhor série de kernel Linux 5.14. Sendo assim, os fãs da distribuição Arch Linux já podem contar com o Arch Linux 2021.10.01 que está à disposição para download e vem com o kernel Linux 5.14 por padrão. 
A imagem ISO inclui o Linux 5.14.8 como kernel padrão, já que o kernel Linux 5.14.9 lançado recentemente ainda está nos repositórios de teste. O kernel Linux 5.14 é o mais recente branch kernel disponível para distribuições GNU/Linux, trazendo novos recursos como:

um driver gráfico AMDGPU muito aprimorado para usuários de GPU AMD;
sistemas de arquivos EXT4 e F2FS muito aprimorados;
a funcionalidade de programação central para melhor proteger seus computadores contra alguns dessas vulnerabilidades do Spectre;
bem como algumas vantagens para usuários ARM de 64 bits (AArch64) e RISC-V.

onsulte a lista de recursos do Linux 5.14 para obter uma lista abrangente das mudanças nesta nova versão do kernel. Alguns dos destaques do Linux 5.14 incluem suporte a agendamento de núcleo, suporte a áreas de memória secreta com MEMFD_SECRET, ativação contínua em torno do suporte gráfico Intel Alder Lake, Yellow Carp e Beige Goby AMD, suporte a laptop AMD SmartShift, suporte Raspberry Pi 400 e muito mais. O Linux 5.14 tem a mistura usual de suporte a novo hardware, melhorando os recursos existentes e adicionando outras inovações do kernel.
Do mesmo modo, inclui vários drivers novos e atualizados para nos fornecer suporte de hardware de primeira linha. Como tal, se você não foi capaz de usar o Arch Linux com o kernel Linux 5.13, que agora atingiu o fim de vida, porque alguns componentes em seus computadores não foram detectados corretamente ou de forma alguma, você deve dar uma chance ao kernel Linux 5.14 por meio da liberação da nova ISO do Arch Linux.

Distribuição Arch Linux baseada no Kernel Linux 5.14 já está disponível para download

Portanto, se você deseja instalar o Arch Linux com Linux 5.14, agora você pode baixar o instantâneo ISO do Arch Linux 2021.10.01 do site oficial. A boa notícia é que a imagem também inclui todos os patches de segurança e atualizações de software lançados durante o mês de setembro de 2021, portanto, você não terá que baixar centenas de atualizações após a instalação ao usar uma imagem de instalação mais antiga.
Obviamente, os usuários existentes do Arch Linux não precisam baixar a nova imagem ISO para manter suas instalações atualizadas. O kernel 5.14 do Linux chegou aos repositórios estáveis ??do Arch Linux há algumas semanas, então provavelmente você já está executando em sua máquina. Caso contrário, basta executar o seguinte comando em um emulador de terminal:
sudo pacman -Syu

Baixe Arch Linux 2021.10.01
Via 9to5Linux

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.