Dicas de web design para você implementar no seu site

O design é um dos aspectos mais importantes de qualquer produto. Defini-lo é uma tarefa difícil, já que ele engloba diversos conceitos em um só. Um profissional do design tem que levar em consideração a estética, a usabilidade e muitos outros fatores quando trabalha em um projeto. Por isso, pode ser difícil para alguém que não tem muita experiência aplicar todos os melhores atributos no seu site.

Pensando nisso, nós criamos este artigo. Nele vamos te dar algumas dicas valiosas de web design, que te ajudarão a encontrar a melhor forma para o site do seu negócio. Então, continue a leitura e não deixe de aplicá-las quando for se aventurar na criação do design de sites!

Busque organização e limpeza

Você precisa pensar no seu site como se fosse um local físico quando considerar estes dois conceitos. É claro que a sujeira neste caso não é poeira nem lixo acumulado, mas a correspondência não deixa de ser verdadeira por isso. Quando acessamos um site queremos encontrar toda a informação de que precisamos, à primeira vista, pois a primeira impressão é a que fica.

Por isso, certifique-se de que o seu site tenha uma aparência limpa e organizada. Isso não deve significar necessariamente que você coloque pouca informação na homepage, mas sim que ela esteja disposta e destacada da melhor forma possível, para que a visualização seja fácil e prazerosa para os usuários.

Estabeleça uma hierarquia

Complementar ao conceito anterior, o estabelecimento de uma hierarquia é o que possibilita que o usuário seja guiado em sua navegação de uma forma que o leve a encontrar o que precisa sem muito esforço. Você precisa determinar uma hierarquia que crie uma ordem de visualização para as informações disponíveis no seu site.

E isso se aplica não apenas em uma ordem de posicionamento de cada uma das caixas e janelas, mas também nos tamanhos e cores dos objetos, assim como a quantidade de animações e outras ferramentas de destaque que você aplica em cada uma das informações.

Ofereça um conteúdo fácil de ler

O texto inserido no seu site é um elemento fundamental. Ele precisa ser capaz de criar uma conexão com o usuário em muitos níveis, desde a linguagem utilizada até a complexidade que ele apresenta. Esta é uma tarefa bastante difícil e para a qual você precisa dedicar muita atenção e esforço.

As palavras ainda são a forma mais poderosa de transmissão de informação entre as pessoas. Todos os elementos visuais ajudam, mas sem um bom texto você não terá nunca um bom site. Certifique-se de que a linguagem do seu texto seja adequada ao seu público, e também de que ela esteja posicionada e formatada da melhor forma possível no aspecto estético.

Faça com que a navegação seja fácil

A facilidade de navegação engloba todos os fatores anteriores, mas também é uma categoria específica quando lidamos com o design de sites. Com fácil de navegar nós queremos dizer que o seu site precisa ser funcional, com elementos bem dimensionados e que não atrapalhem demais o seu carregamento.

Além disso, aplique este conceito quando criar critérios de para que um usuário se registre e realize as ações necessárias para a aquisição do seu produto. Não exija dele mais do que o mínimo necessário para a realização da venda. As pessoas não gostam de se desgastar para adquirirem um produto. Por isso, torne a vida dos seus clientes e potenciais clientes o mais fácil possível, ao priorizar a usabilidade no design de sites.

Além disso, certifique-se de ter links para suas plataformas de mídia social. Na era atual, muitos clientes desejam se conectar com suas marcas favoritas no Instagram, Twitter e Pinterest. Experimente e use o mesmo tema e design em cada um e certifique-se de que ele corresponda ao seu site também. Isso fará com que seus clientes se familiarizem com sua marca e a reconhecerá facilmente.

Lembre-se da adaptação aos dispositivos móveis

Este é um aspecto fundamental, mas que ainda é deixado de lado por muitas pessoas quando criam os seus sites. No nosso contexto atual, muitas das nossas atividades cotidianas são realizadas a partir de dispositivos móveis, como celulares, tablets e smartwatches.

É bastante provável que uma grande parcela das pessoas que navegam no seu site o façam a partir deste tipo de dispositivo. Por isso, certifique-se de que ele seja adaptável a estes dispositivos. Isso significa que a experiência de um usuário que esteja utilizando um navegador para dispositivos móveis seja o mais próxima possível daquela experimentada por quem faz o acesso a partir de um computador.

Seguindo estas dicas você conseguirá criar um site que encantará os seus clientes e os fará voltar sempre. Mais uma vez, faça uma analogia com um ambiente físico quando for analisar a forma dele, para ter certeza de que o usuário se sentirá bem e conseguirá realizar todas as ações que quiser com facilidade ao visitá-lo.

Desde que o ambiente virtual tornou-se o novo lar para a maioria dos empreendimentos,  web design tornou-se também uma ferramenta vital para os negócios. Para que o conteúdo do seu site seja facilmente acessível e para que navegá-lo seja uma experiência agradável, é imprescindível ter em mente as dicas acima. Não deixe seu conteúdo se perder no ruído branco da internet!

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!