Desenvolvedores rodam o Windows 10 e o Linux por meio de virtualização no Apple Silicon

Desenvolvedores rodam o Windows 10 e o Linux por meio de virtualização no Apple SiliconOs usuários têm teorizado por um longo tempo se seria possível rodar o Windows ou distribuições Linux por meio de virtualização em Macs ARM (Apple Silicon). Afinal, o kernel Linux e o Windows 10 não são estranhos ao ARM.
Tudo o que resta é desenvolvedores interessados o suficiente em decifrar a implementação ARM personalizada da Apple. Agora, graças aos esforços de vários desenvolvedores, é possível rodar o Windows 10 e também o Linux no Apple Silicon do Mac via virtualização.

Windows 10 e Linux no Apple Silicon

Alexander Graf, um engenheiro da Amazon na AWS, tem mexido no popular emulador de máquina de código aberto e virtualizador QEMU para adicionar suporte ao Apple Silicon.
Desenvolvedores rodam o Windows 10 e o Linux por meio de virtualização no Apple SiliconOs usuários têm teorizado por um longo tempo se seria possível rodar o Windows ou distribuições Linux em Macs ARM. Imagem: @imbushuo | Twitter.
Ele trabalhou muito para criar os patches necessários para a base de código QEMU para executar Linux e Windows como convidados em Macs M1. Quase todas as funcionalidades básicas, incluindo áudio virtualizado e interfaces de rede, funcionam.
O que é ainda mais interessante é que os aplicativos Win32 tradicionais desenvolvidos para a arquitetura x86 funcionam muito bem na VM do Windows 10; graças à camada de emulação WoW para ARM64. Se você quiser começar a usar o Windows 10 em seu novo Mac ARM via QEMU, confira o vídeo tutorial.
De acordo com o criador do Linux, Linus Torvalds, a natureza fechada da GPU integrada e outros componentes no M1 torna o processo de portabilidade um pouco complicado.
Embora a Apple não planeje oferecer suporte ao Boot Camp em Macs baseados em M1, a ideia de Linux ou Windows rodando em uma plataforma ARM com baixo consumo de energia, mas extremamente capaz, é totalmente intrigante para quem prefere a qualidade de construção da Apple, mas não quer limitar-se ao macOS.
XDA Developers

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)