Desenvolvedores anunciam distribuição AlmaLinux para substituir o CentOS

Desenvolvedores anunciam distribuição AlmaLinux para substituir o CentOSO fim do CentOS não para de render frutos em outros projetos que visam a substituir a distribuição após a decisão tomada pela Red Hat no final do passado. Em dezembro, o CloudLinux anunciou que iniciou um projeto para substituir o agora extinto lançamento estável do CentOS. Na época, a equipe de desenvolvimento atribuiu o codinome de Projeto Lenix. Temos o prazer de anunciar que o Projeto Lenix está programado para ser lançado no primeiro trimestre de 2021 – e que tem um novo nome. O substituto gratuito e de código aberto do CentOS agora se chama AlmaLinux.

Por que o nome Alma? A escolha foi proposital, pois a palavra significa o mesmo em português. No entanto, é bom não confundir com outro projeto do mesmo nome, ALMA, que significa Arch Linux Mobile Appliance.
Assim como todo desenvolvedor e todo usuário que depende de um sistema operacional com Linux, nós da CloudLinux nos beneficiamos dos esforços dedicados e freqüentemente altruístas da comunidade Linux. Esta comunidade é a alma do Linux. No espírito da comunidade Linux, decidimos chamar nossa nova distribuição de AlmaLinux.
Desenvolvedores anunciam distribuição AlmaLinux para substituir o CentOS
 

Desenvolvedores anunciam distribuição AlmaLinux para substituir o CentOS

Desenvolvedores anuncia distribuição AlmaLinux para substituir o CentOSCloudLinux
À medida que o Projeto Lenix se cristaliza no AlmaLinux, podemos confirmar que nosso substituto para o CentOS será uma bifurcação compatível com binário 1: 1 do RHEL 8. As futuras versões do RHEL também terão bifurcação em uma nova versão do AlmaLinux, anuncia a equipe de desenvolvimento.
O sistema operacional AlmaLinux será uma versão estável e pronta para produção da mesma forma que o Red Hat Enterprise Linux (RHEL). Portanto, ele pode atuar como um substituto imediato para o CentOS. Ainda de acordo com a equipe, mudar do CentOS para o AlmaLinux é fácil, rápido. Além disso, não há interrupção das operações do servidor.

O fim do CentOS como conhecemos

No final do ano passado, a Red Hat pegou todos de surpresa ao anunciar que o CentOS 8 seria descontinuado este ano, quando a previsão inicial era de 10 anos de manutenção. Em seu lugar vai continuar funcionando o CentOS Stream, uma versão contínua de testes para o sistema RHEL.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!