CPQD habilita laboratório para testes de projetos Open WiFi

Em parceria com o Telecom Infra Project, o CPQD acrescentou ao seu laboratório a capacidade de testar a viabilidade de projetos de equipamentos Open WiFi. O TIP Community Lab do CPQD é, segundo a instituição, um espaço colaborativo em que tecnologias e soluções desenvolvidas dentro do TIP e o primeiro na América Latina preparado para realizar pilotos de projeto de desagregação entre hardware e software para o WiFi.

O foco desse projeto é a desagregação fim a fim da solução de rede WiFi, com uma gerência preparada para hospedagem em ambiente de nuvem – o que traz ganhos de escalabilidade e resiliência. A solução inclui o firmware TIP NOS (Network Operating System), que pode ser embarcado em access points de diferentes fabricantes, permitindo um controle integrado e fomentando a interoperabilidade, por meio de suas interfaces, SDKs e APIs abertas.

Outra vantagem da desagregação dos componentes da solução Open WiFi está na possibilidade de adição, ou mesmo da migração para novos access points padrão WiFi 6E, sem necessidade de substituição da gerência dos serviços.

Para provedores de serviços de internet (ISPs), o Open WiFi facilita a implantação e o gerenciamento de hotspots públicos, complementando seu portfólio de serviços. Além disso, com o Open WiFi, provedores de serviços, fornecedores de equipamentos e integradores podem desenvolver soluções customizadas para nichos específicos do mercado.

Pedro Augusto Farias, coordenador técnico do TIP Community Lab do CPQD, enfatiza que a infraestrutura está disponível para operadoras e ISPs interessados em avaliar e explorar a solução Open WiFi do Telecom Infra Project. “O Open WiFi irá proporcionar flexibilidade e desagregação entre hardware e software, de modo que os provedores tenham o menor impacto possível ao evoluir suas redes, mantendo a gerência eficiente e unificada”, enfatiza Farias.

O TIP é uma comunidade colaborativa global, fundada pelo Facebook, que tem o objetivo de acelerar o ritmo da inovação no setor de telecomunicações, contribuindo para a construção das redes do futuro por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios. O CPQD é membro do TIP desde o final de 2017 e, em 2018, tornou-se um TIP Community Lab. (Com assessoria de imprensa)

FONTE: TeleSíntese
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!