Conheça Rocky Linux, um fork do Red Hat Enterprise Linux

Conheça Rocky Linux, um fork do Red Hat Enterprise LinuxConheça Rocky Linux, um fork do Red Hat Enterprise LinuxVem aí um fork do fork. Depois de toda a polêmica em torno do fim do CentOS como conhecemos, eis que surge mais uma opção: conheça Rocky Linux, um fork do Red Hat Enterprise Linux do criador original do CentOS. Portanto, o Rocky Linux é um fork do RHEL e, consequentemente, do próprio CentOS. Assim, a criação deve agradar usuários preocupados com o fim do CentOS a partir do ano que vem, quando será substituído pelo CentOS Stream.
Como falamos no site, agora com o CentOS Stream, a Red Hat acabou de matar o CentOS como o conhecemos. E, como esperado, as pessoas começaram a usar o Red Hat para fornecer uma alternativa viável baseada na comunidade para o RHEL.

Uma breve recapitulação do episódio “CentOS Stream”

O CentOS foi um projeto voltado para a comunidade que foi a bifurcação do RHEL e atuou como um downstream para o Red Hat Enterprise Linux. Logo depois que a IBM adquiriu a Red Hat, uma distribuição CentOS Stream foi introduzida como upstream para o RHEL.
Agora, em um movimento chocante, o conselho administrativo do CentOS e a Red Hat anunciaram que mudarão seu foco (e investimentos) para o CentOS Stream em vez do CentOS Linux.
Então, com o CentOS Linux mudando de direção de um projeto downstream para uma plataforma upstream, quais são suas opções?
Você pode optar pelo openSUSE, Debian, Ubuntu ou talvez outro fork RHEL. É justamente aí que aparece o Rocky Linux.

Rocky Linux: um novo sistema operacional comunitário para empresas, bifurcado do RHEL

Gregory M. Kurtzer , que não por acaso é o criador do CentOS Linux, resolveu apostar nesta nova proposta. Portanto, esta novidade aponta que ele não deve ter gostado nada da alteração promovida pela Red Hat.

Conheça Rocky Linux, um fork do Red Hat Enterprise Linux

Até a chegada do novo fork, porém, os usuários devem migrar para outras distribuições como SUSE ou Ubuntu Enterprise, mesmo que não gostem. Isso para continuarem com serviços que correspondam minimamente ao que existia.
Nesse caso, o Rocky Linux pode ser o substituto perfeito para os usuários do CentOS Linux 7/8 após o término do suporte, se tudo der certo.
No momento, não há nenhuma informação concreta sobre o Rocky Linux. Entretanto, já existe uma página do GitHub criada pelo próprio Gergory:

Rocky Linux Centos

Aqui está o que Kurtzer pretende com o Rocky Linux:

Rocky Linux é um sistema operacional comunitário desenvolvido para ser 100% compatível com o Red Hat Enterprise Linux, agora que o CentOS mudou de direção.
Então, é esperar que o Rocky Linux agrade à comunidade orfã do CentOS. Por enquanto, o número de reclamações só cresce, como podemos constatar no blog do CentOS e também em uma petição para parar de destruir o CentOS Linux.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)