Conheça o novo bootloader P-Boot para PinePhone

Conheça o novo bootloader P-Boot para PinePhoneOs avanços em torno do PinePhone deixam os fãs e entusiastas do Linux esperançosos de terem um excelente sistema operacional rodando em seus aparelhos e que não seja um Android ou iOS. São várias opções de sistemas como Manjaro e ambientes gráficos como o KDE rodando nos celulares.  No entanto, as inovações não param de surgir. É o caso do P-Boot: um novo bootloader para PinePhone que vale a pena conhecer.
Ele não é o único. Há algum tempo já existe um novo multi bootloader, o PineLoader, para o PinePhone. Agora, mostraremos outro projeto de bootloader, o “p-boot”, que a equipe do site Fossbytes mostrou.

Conheça o novo bootloader P-Boot para PinePhone: um carregador de inicialização com menu GUI

Como diz o desenvolvedor do p-boot Ondrej Jirman (também conhecido como “megi”), o p-boot é uma das menores e mais rápidas GUIs com um bootloader de smartphone. Ele tem como base o projeto de código aberto Universal Bootloader (U-Boot) e Linux.
Ele lançou recentemente o bootloader p-boot com suporte para menu de inicialização GUI, limpezas e suporte para a versão 3GB da variante PinePhone “Convergence Package”, que foi introduzida no PinePhone postmarketOS CE.
No entanto, ao contrário de outros bootloaders como o U-boot, o p-boot carrega rapidamente. Ele leva de 30 a 60 milissegundos para inicializar a si mesmo. Então, para carregar imagens do kernel do eMMC, ou cartão SD, o p-boot ainda leva cerca de 150 milissegundos (~ 600ms para cartão SD).
Tudo nele é bem minúsculo. Assim, o tamanho atual do arquivo do p-boot chega a apenas 31 KB. Isso com habilitação do suporte a tela. Se você desabilitar o suporte para a interface gráfica, o tamanho cai para 25 KB.
O p-boot também oferece opções de fonte de inicialização flexíveis, como suporte a várias configurações de inicialização em cartões SD e eMMC. Ele ainda tem a capacidade de carregar o bootloader de um cartão SD, mas lê os dados de boot do eMMC.

Como obter o p-boot?

Conheça o novo bootloader P-Boot para PinePhone
Se você estiver interessado em saber mais sobre o projeto p-boot, clique aqui. Você também pode participar do desenvolvimento e contribuir com seu repositório git hospedado aqui. Assim, o projeto é de código aberto sob licença GPLv3.
Para começar, leia o arquivo README. Ele contém todas as informações desde a construção, instalação até o processo de boot do p-boot.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)