Conheça as distribuições Linux mais populares no DistroWatch! Ubuntu já não está entre as 3 primeiras!

Ranking do DistroWatch muda, e as distribuições Linux mais populares agora são outras. Parece que a popularidade das distribuições Linux aclamadas anda caindo no DistroWatch. O site é conhecido por catalogar quase todas as distribuições Linux, e com isso um rank é criado com base na busca e seus acessos às distribuições Linux que lá estão. Desta forma, os dados aqui exibidos não significa que usuários estão deixando de usar o Ubuntu, apenas neste site o interesse mudou. Inclusive, nós temos uma lista das melhores distribuições Linux para você usar em 2020.
As estatísticas do DistroWatch Page Hit Ranking são uma maneira despreocupada de medir a popularidade das distribuições Linux e outros sistemas operacionais gratuitos entre os visitantes deste site. Eles não se correlacionam nem com o uso nem com a qualidade e não devem ser usados para medir a participação de mercado das distribuições. Eles simplesmente mostram o número de vezes que uma página de distribuição no DistroWatch.com foi acessada a cada dia, nada mais. Diz uma declaranção no site.
Nos últimos 12 meses, uma mudança gigantesca já ocorreu. Podemos observar que o Ubuntu, Fedora, Debian e openSUSE já não ocupam o topo do ranking do DistroWatch, agora ele é ocupado pelo MX Linux, Manjaro e Linux Mint, que já podem ser chamadas de as distribuições Linux mais populares do DistroWatch. O Ubuntu está em quarto lugar no ranking seguido pelo Debian. O Fedora ocupa a nona posição, e o tão bonito Deepin na décima segunda.
distribuições Linux mais populares
Observe que na imagem temos um sinalizador que aparece na cor vermelha e na cor verde. É notória a imensa busca pelo MX Linux e depois Manjaro, perceba que mesmo sinalizando queda, ainda sim é o mais buscado no site.
Quando olhamos para a imagem percebemos que o Ubuntu já ocupado o quinto lugar nos últimos 6 meses, e como outubro foi mês de lançamento houve apenas uma alta mas que não levou o Ubuntu para uma posição mais alta.
O Fedora, que marcava a oitava e às vezes nona, também teve sua alta no último mês, pode ser reflexo do lançamento, o anseio por acompanhar as novidades de lançamento do projeto, perceba que agora ele ocupa a sexta posição, subindo assim duas casas no rank.
MXLinux é conhecido e marcado por apresentar alta estabilidade, recursos e softwares altamente personalizados. E com isso, o interesse dos usuários por um sistema que além de conter tudo isso, possui temas muito bonito, bem acabados e que fluidez. O sistema conta como ambiente o KDE, XFCE e o FluxBox, e que os dois últimos ainda que leves eles deram um jeito de remover a cara do Windows 95, que geralmente é apresenta aos usuários.
Veja um vídeo onde mostra as três opções do sistema em funcionamento. Perceba que o tema do vídeo é o padrão, mas os usuários podem instalar outros temas criados pela equipe do MX Linux como alternativa:

Um dos temas que eu acho muito bonito:
distribuições Linux mais populares
Desta forma, podemos considerar o rank como um indicador, é notável que algumas pessoas estão querendo mudar e sair do tradicional. O MX Linux, diante dos seus recursos, estabilidade e ideia central do projeto, é sem dúvidas uma excelente opção para aqueles que queiram experimentar novos sistemas, sem ter que ajustar, personalizar muita coisa. Você pode clicar neste link e a página de download do MX Linux será aberta, escolha a sua versão e depois nos conte as suas primeiras impressões do sistema.
Com isso, você poderá conhecer o motivo dos usuários escolherem o MX Linux, e a razão pela qual o sistema ocupa o primeiro lugar no ranking do DistroWatch para as distribuições Linux mais populares dos últimos 12 meses.
MX Linux 19.2 KDE Edition é lançado oficialmente

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)