Conheça a nova versão do GCompris 1.0 um software educacional infantil de alta qualidade

Conheça a nova versão do GCompris 1.0 um software educacional infantil de alta qualidadeO projeto Gcompris completa 20 anos. Para comemorar esta data importante, nada melhor que o lançamento de uma versão mais atualizada. Então, comemorando esta data, surge o GCompris 1.0. Segundo os desenvolvedores, houve muito relacionado à tradução, bem como em novas atividades. Conheça a seguir a nova versão do Gcompris 1.0.
Quem não conhece este software deve saber que o GCompris é um programa educacional de computador com diversas atividades para crianças de 2 a 10 anos. Algumas atividades são como videogames, mas sempre educacionais. Entre outros, permite aprender e praticar cálculos e textos, bem como começar a usar um computador.

Sobre GCompris

Conheça a nova versão do GCompris 1.0 um software educacional infantil de alta qualidade
O pacote oferece mais de 100 mini-aulas e módulos, desde o mais simples editor de gráficos, quebra-cabeças e simulador de teclado até aulas de matemática, geografia e leitura.
GCompris usa a biblioteca Qt e é desenvolvido pela comunidade KDE. Os assemblies prontos para uso são gerados para Linux, macOS, Windows, Raspberry Pi e Android. O GCompris tem diferentes atividades que todos podem realizar, divididas em categorias.

Eles podem ser encontrados da seguinte maneira:

Descobrindo o computador: teclado, mouse, tela sensível ao toque, etc.
Leitura: letras, palavras, prática de leitura, escrita de texto, etc.
Aritmética: números, operações, memória em tabelas, enumeração, tabela de dupla entrada, etc.
Ciência: bloqueio de canal, ciclo da água, energia renovável, etc.
Geografia: países, regiões, cultura, etc.
Jogos: xadrez, memória, line up 4, jogo da forca, jogo da velha, entre outros
Outros: cores, formas, alfabeto Braille, aprender a contar as horas e muito mais.

É importante destacar que GCompris é um software livre, portanto você tem a possibilidade de adaptá-lo às suas necessidades, de melhorá-lo e, o mais importante, de compartilhá-lo com crianças de todo o mundo.

Conheça a nova versão do GCompris 1.0 um software educacional infantil de alta qualidade

Nesta nova versão comemorativa do 20º aniversário do projeto, o mesmo foi totalmente traduzido para o ucraniano e a disponibilidade da tradução bielorrussa é estimada em 85%. Ao mesmo tempo, o suporte ao idioma russo não foi incluído no lançamento, já que a tradução cobre menos de 50% do material.
Quanto aos novos recursos, está implementado o menu Activity Settings, que permite ao usuário selecionar conjuntos de dados para mais de 50 aulas e, assim, controlar quais informações serão estudadas na aula.
Com a ajuda da oportunidade proposta, o material pode ser selecionado seletivamente levando em consideração as capacidades e carga das crianças (por exemplo, você pode desativar o estudo de conceitos mais complexos ou reduzir o tempo de aula).

Das 4 novas aulas sugeridas:

Eletricidade analógica para desenho de circuitos e simulação de circuitos.

Estudo de números e familiaridade com operações de adição e subtração.

Teclado infantil: quando as teclas são pressionadas, o símbolo pressionado é exibido e nomeado.

Uma versão mais realista da lição que introduz o conceito de “gravidade”.

Por fim, se você quiser saber mais sobre esta nova versão lançada, pode verificar os detalhes no link a seguir.

Como instalar o pacote educacional GCompris 1.0 no Ubuntu e derivados?

Para aqueles que estão interessados em instalar este pacote em seus sistemas, eles podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos com você abaixo.
A instalação pode ser feita em nosso sistema com a ajuda dos pacotes Flatpak, portanto devemos ter o suporte para instalar aplicativos deste tipo.
Para instalar, vamos abrir um terminal no sistema com Ctrl + Alt + T e nele vamos executar o seguinte comando:

flatpak install –user https://flathub.org/repo/appstream/org.kde.gcompris.flatpakref
Posteriormente, se quisermos atualizar ou verificar se há uma atualização e instalá-la, basta digitar o seguinte comando :

flatpak –user update org.kde.gcompris
E pronto com isso teremos instalado esta suite em nosso sistema. Para executá-lo, basta procurar o inicializador em nosso menu de aplicativos para começar a usá-lo.
Caso não encontremos o launcher, podemos rodar a suíte em nosso sistema a partir do terminal, basta executar o seguinte comando:

flatpak run org.kde.gcompris
Para mais informações, consulte este link.
Ubunlog

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.