Configurações padrão do Windows 11 pode reduzir o desempenho dos jogos

Apesar da Microsoft alegar que o Windows 11 é ideal para jogadores, os proprietários de PCs com o sistema operacional pré-instalado podem não ter essa entrega total por parte dele. Os recursos de segurança padrão do Windows 11 podem reduzir o desempenho do jogo em cerca de 25%.

O problema está no recurso Virtualization-Based Security (VBS), que estava disponível desde o Windows 10. Ele fornece virtualização de software e hardware para melhorar a segurança do sistema. Basicamente, a plataforma cria um subsistema isolado que ajuda a evitar que malware entre no computador.

Desempenho dos jogos pode ser afetado pelos recursos de segurança do Windows 11

configuracoes-padrao-do-windows-11-pode-reduzir-o-desempenho-dos-jogosImagem: Adrenaline

“O VBS usa recursos de virtualização de hardware para criar e isolar uma área segura da memória. O Windows pode usar este “modo protegido virtual” para uma série de soluções de segurança, fornecendo-lhes proteção significativamente melhor contra vulnerabilidades no sistema operacional e evitando o uso de exploits maliciosos que tentam contornar a proteção ”, disse a MIcrosoft.

Ao atualizar do Windows 10 para o Windows 11, dificilmente há razão para se preocupar em ter o VBS ligado se ele não estiver sendo usado em um sistema mais antigo. O problema pode ocorrer ao trabalhar em um computador com uma versão OEM completa do Windows 11.

Os autores do PC Gamer (Via: Gizchina) estavam testando vários jogos no assembly atual com o VBS ligado e desligado (e nem mesmo rodando), e o efeito da função é óbvio. Far Cry New Dawn teve o melhor desempenho de todos, em que a taxa de quadros caiu apenas 5%. Ao mesmo tempo, Horizon Zero Dawn teve uma redução de 25%, Metro Exodus – 24% e Shadow of the Tomb Raider – até 28%. O site aponta ainda que o desempenho do 3DMark Time Spy caiu apenas 10%.

Windows 11: Desempenho de jogos

configuracoes-padrao-do-windows-11-pode-limitar-o-desempenho-dos-jogosImagem: Reprodução | Gizchina

O problema foi percebido pela primeira vez pela organização UL. Eles observam que, após uma instalação limpa do Windows 11, o recurso VBS é ativado por padrão, mas não há esse efeito ao atualizar do Windows 10. Isso significa que o mesmo sistema pode mostrar resultados diferentes, dependendo da atividade desta função e de como o sistema operacional foi implantado.

Ao ligar o VBS não afeta a velocidade real do equipamento. As frequências médias da GPU e CPU praticamente não mudam. embora haja uma diminuição no consumo de energia do processador e da placa de vídeo.

De acordo com o PC Gamer nem todas as instalações limpas do Windows 11 têm o recurso ativado por padrão. Eles baixaram a última versão ISO do sistema operacional, instalaram em uma máquina de teste e então tive que ajustar o registro e o BIOS para realmente ativá-lo.

Via: Gizchina

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!