Compal, o segundo maior fabricante de laptop do mundo, sofreu um ataque de ransomware

Compal, o segundo maior fabricante de laptop do mundo, sofreu um ataque de ransomwareA Compal, uma empresa taiwanesa que fabrica laptops para as maiores marcas de computador do mundo, sofreu um ataque de ransomware. Acredita-se que o responsável seja a gangue DoppelPaymer.
De acordo com a mídia taiwanesa, o incidente foi descoberto na manhã de domingo e acredita-se que afetou cerca de 30% dos computadores da empresa.

Compal sofre um ataque de ransomware

Os funcionários que chegavam ao trabalho foram recebidos por um memorando da equipe de TI, pedindo aos funcionários que verificassem o status de suas estações de trabalho e fizessem backup de arquivos importantes em sistemas que não foram afetados. Desde domingo, a equipe de TI está reinstalando as estações de trabalho criptografadas.
Compal, o segundo maior fabricante de laptop do mundo, sofreu um ataque de ransomwareA Compal, uma empresa taiwanesa que fabrica laptops para as maiores marcas de computador do mundo, sofreu um ataque de ransomware. Imagem: Yahoo Taiwan.
Apesar dos relatos na mídia, o diretor adjunto da Compal Qingxiong Lu admitiu em um comunicado que a empresa sofreu uma violação de segurança, mas negou que foi causado por ransomware. Qingxiong disse:
[A Compal] não está sendo chantageada por hackers, como diz o mundo exterior.
Além disso, Qingxiong disse que o incidente afetou apenas a rede interna de escritórios da empresa e que as linhas de produção não foram afetadas.
A Compal é hoje a segunda maior fabricante terceirizada de laptops do mundo, depois da Quanta Computer, outra empresa taiwanesa. No passado, a Compal produziu laptops para empresas como Apple, Acer, Lenovo, Dell, Toshiba, HP e Fujitsu. Além de laptops, a empresa também fabrica monitores, tablets, smartwatches, smart TVs e outros periféricos de computador.
ZDNET
Hackers de ransomware que roubam seus dados nem sempre os excluem

Grupo de hackers do estado iraniano é vinculado a implantações de ransomware

Novo ransomware Android bloqueia o acesso aos dispositivos

Hackers atacam universidades com ransomware

Ransomware é o maior perigo de segurança on-line

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.