Como um governo local migrou para o código aberto

Como um governo local migrou para o código abertoEm 2015, o distrito de Eyüpsultan em Istambul, Turquia, migrou para software de código aberto. Isso envolveu várias mudanças importantes, incluindo Linux no desktop e mudanças na infraestrutura de TI.
As tecnologias de código aberto fornecem uma oportunidade importante para uma infraestrutura de informação independente e segura. Quanto mais conectados a essas tecnologias, mais difícil é mudar para produtos alternativos. A natureza comercial das principais empresas, para não falar das políticas de preços e licenciamento, apresenta riscos significativos.

Como um governo local migrou para o código aberto

Em Eyüpsultan, o objetivo era reduzir os custos de serviço, bem como as dependências de tecnologia externa, usando software de código aberto, incluindo o sistema operacional Pardus Linux. O Pardus foi desenvolvido pelo governo turco como uma distribuição Linux para desktop focada em “usuários gráficos” em ambientes de escritório.
Sabia-se desde o início que essa migração para o código aberto seria um grande empreendimento. As pessoas estavam acostumadas com os sistemas que vinham usando há anos.
Como um governo local migrou para o código abertoO Pardus foi desenvolvido pelo governo turco como uma distribuição Linux para desktop focada em “usuários gráficos” em ambientes de escritório. Imagem: Pardus.
A migração para o código aberto começou em 2015 treinando todos os usuários no LibreOffice no Linux, já que a produtividade do escritório formava a maior parte do software que eles usam diariamente.
Após os treinamentos, os administradores instalaram o LibreOffice para substituir o Microsoft Office licenciado. Essa decisão de treinar os usuários antes de instalar o software minimizou os problemas que eles enfrentaram ao migrar.
Além disso, depois que os usuários foram aprovados em um exame no final do treinamento, instalou-se o Linux em seus computadores. Fornecer treinamento durante a migração foi uma das principais estratégias.

ISO personalizada do Pardus Linux

Um elemento chave foi a criação de um arquivo de imagem ISO personalizado do Pardus Linux. O Pardus tem uma ISO que você pode baixar e instalar, mas inclui muitos aplicativos. Portanto, reconfigurou-se a ISO do Pardus Linux para incluir um conjunto de aplicativos corporativos. Isso reduziu o tempo de instalação para 15 minutos e tornou todos os aplicativos empresariais necessários prontos para uso imediatamente após a instalação.
Por fim, instalou-se o servidor Lider/Ahenk para gerenciar os clientes Pardus Linux. Para monitorar servidores e clientes, instalou-se o aplicativo Zabbix de código aberto.
O software de código-fonte aberto tem muitas vantagens, incluindo flexibilidade, alto desempenho, grande economia em taxas de licenciamento e independência de qualquer empresa em particular. Os benefícios do software de código aberto são reconhecidos em todo o mundo, especialmente nos países membros da União Europeia; e planos de ação e estudos semelhantes estão sendo usados em todo o mundo para a transição para o software de código aberto.
Fonte: opensource.com
Linus Torvalds lança kernel Linux 5.9 RC 3

Steam Client ganha melhorias Vulkan para Linux

Podcast 19: Linux faz 29 anos

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.