Como instalar o Zig, uma linguagem de programação, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Zig é uma linguagem de programação e conjunto de ferramentas de propósito geral para manter um software robusto, ideal e reutilizável. Concentre-se em depurar seu aplicativo em vez de depurar seu conhecimento de linguagem de programação. Neste tutorial, saiba como instalar a linguagem Zig no Linux.

Zig é fornecido com um sistema de construção que elimina a necessidade de um script de configuração ou makefile. Na verdade, os projetos C e C++ existentes podem escolher depender do Zig em vez de, por exemplo, cmake. Uma nova abordagem sobre o tratamento de erros que torna a escrita de código correto mais fácil do que a escrita de código com erros.

Além desses, o Zig tem muitos outro recursos:

Modo de depuração otimiza para o tempo de compilação rápido e bater com um rastreamento de pilha quando um comportamento indefinido iria acontecer;O modo ReleaseFast produz código altamente otimizado. O que outros projetos chamam de “Link Time Optimization”, o Zig faz automaticamente;Compatível com bibliotecas C sem necessidade de invólucro. Incluir diretamente arquivos C .h e obter acesso às funções e símbolos neles contidos;Fornece biblioteca padrão que compete com a biblioteca padrão C e é sempre compilada estaticamente na forma de código-fonte. Os binários do Zig não dependem da libc, a menos que estejam explicitamente vinculados;Tipo opcional em vez de ponteiros nulos;Sindicatos seguros, sindicatos marcados e sindicatos compatíveis com C ABI;Genéricos para que se possa escrever estruturas de dados eficientes que funcionam para qualquer tipo de dados;Não são necessários arquivos de cabeçalho. As declarações de nível superior são totalmente independentes da ordem;Execução de código em tempo de compilação. Reflexão em tempo de compilação;Avaliação parcial da função em tempo de compilação que elimina a necessidade de um pré-processador ou macros;Os binários produzidos pelo Zig possuem informações de depuração completas para que você possa, por exemplo, usar GDB, MSVC ou LLDB para depurar seu software.

Instale o Zig no seu Linux e descubra uma tonelada de outros recursos. Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo!

como-instalar-o-zig-uma-linguagem-de-programacao-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando a linguagem Zig no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Zig no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Zig no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

COMANDO DE INSTALAÇÃO

Instalando o Zig no Fedora e derivados!

Para instalar o Zig no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Zig no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Zig no Fedora ou derivados:

COMANDO DE INSTALAÇÃO

Instalando o Zig no Debian e derivados!

Para instalar o Zig no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Zig no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Zig no Debian e derivados:

COMANDO DE INSTALAÇÃO

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Zig no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Por mais esta excelente publicação, agradecemos.