Como instalar o Valgrind, uma ferramenta de programação, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-valgrind-uma-ferramenta-de-programacao-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian
O Valgrind é uma ferramenta de programação para depuração de memória, detecção de vazamento e criação de perfil. Ele é uma estrutura de instrumentação para a construção de ferramentas de análise dinâmica. Saiba como instalar o Valgrind no Linux.

Existem ferramentas Valgrind que podem detectar automaticamente muitos bugs de threading e gerenciamento de memória, e criar perfis de seus programas em detalhes. Você também pode usar Valgrind para construir novas ferramentas, por exemplo.

A distribuição Valgrind atualmente inclui seis ferramentas de qualidade de produção: um detector de erro de memória, dois detectores de erro de thread, um cache e gerador de perfil de predição de ramificação, um cache de geração de gráfico de chamadas e gerador de perfil de predição de ramificação, um criador de perfil de heap e um segundo criador de perfil de heap que examina como os blocos de heap são usados.

Além disso, o Valgrind também inclui duas ferramentas experimentais: um detector de saturação de array global/pilha e um gerador de vetor de bloco básico SimPoint. Uma ferramenta poderosa.

Não perca mais tempo e instale o Valgrind agora mesmo em seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo e executar a instalação de forma fácil e rápida.

como-instalar-o-valgrind-uma-ferramenta-de-programacao-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Valgrind, uma ferramenta de programação, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Valgrind no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Valgrind no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install valgrind –classic

Instalando o Valgrind no Fedora e derivados!

Para instalar o Valgrind no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Valgrind no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Valgrind no Fedora ou derivados:

sudo snap install valgrind –classic

Instalando o Valgrind no Debian e derivados!

Para instalar o Valgrind no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Valgrind no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Valgrind no Debian e derivados:

sudo snap install valgrind –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Valgrind no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)