Como instalar o Spek, um analisador de espectro acústico, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-spek-um-analisador-de-espectro-acustico-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debianO Spek significa bacon em holandês, por isso traz como símbolo um suíno. Ele é, basicamente um analisador de espectro acústico. Analisa seus arquivos de áudio mostrando seu espectrograma. Além disso, é um software gratuito disponível para Unix, Windows e Mac OS X. Saiba como instalar o Spek no Linux.
A ferramenta tem inúmeras características que a tornam funcional e usual. O aplicativo suporta todos os formatos populares de arquivos de áudio com e sem perdas graças às bibliotecas FFmpeg, o que já é uma vantagem em relação aos que se limitam quando o assunto é formato do arquivo. Além disso conta com processamento de sinal ultrarrápido, usa vários threads para acelerar ainda mais a análise e mostra o nome do codec e os parâmetros do sinal de áudio.
O Spek ainda permite salvar o espectrograma como um arquivo de imagem, o que é muito legal. Ele dispõe de suporte para arrastar e soltar; associa a formatos de arquivo de áudio comuns e tem réguas de autoajuste de tempo, frequência e densidade espectral. Além, é claro, de contar com faixa de densidade espectral ajustável e ser traduzido para 19 idiomas.
Instale essa excelente ferramenta agora mesmo no seu Linux e comece a desfrutar de todos os seus recursos!
como-instalar-o-spek-um-analisador-de-espectro-acustico-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Spek no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Spek no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Spek no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install spek

Instalando o Spek no Fedora e derivados!

Para instalar o Spek no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o Spek no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Spek no Fedora ou derivados:

sudo snap install spek

Instalando o Spek no Debian e derivados!

Para instalar o Spek no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o Spek no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Spek no Debian e derivados:

sudo snap install spek
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Spek no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!