Como instalar o Scratch for Arduino, uma modificação do Scratch para programação da plataforma Arduino, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Scratch for Arduino é uma modificação do Scratch que permite a programação simples da plataforma de hardware de código aberto Arduino. Ele fornece novos blocos para gerenciar sensores e atuadores conectados ao Arduino. Há também um painel de relatório de sensores semelhante ao PicoBoard. Neste tutorial, saiba como instalar o Scratch for Arduino no Linux.

O principal objetivo do projeto é atrair pessoas para o mundo da programação. O objetivo também é fornecer uma interface de alto nível para programadores de Arduino com funcionalidades como a interação com um conjunto de placas por meio de eventos de usuário.

Placas com suporte

Arduino Diecimila;Arduino Duemilanove;Arduino Uno.

Conectividade

Os componentes devem ser conectados de uma maneira particular. S4A permite 6 entradas analógicas (pinos analógicos), 2 entradas digitais (pinos digitais 2 e 3), 3 saídas analógicas (pinos digitais 5, 6 e 9), 3 saídas digitais (pinos 10, 11 e 13) e 4 saídas especiais para conectar servomotores de rotação contínua Parallax (pinos digitais 4, 7, 8 e 12).

Você pode gerenciar uma placa sem fio conectando um módulo RF a ela, como o Xbee. Scratch for Arduino permite que você controle quantas placas quantas portas USB você tiver. Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo no seu LInux.

como-instalar-o-scratch-for-arduino-uma-modificacao-do-scratch-para-programacao-da-plataforma-arduino-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Scratch for Arduino no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Scratch for Arduino no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Scratch for Arduino no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install s4a

Instalando o Scratch for Arduino no Fedora e derivados!

Para instalar o Scratch for Arduino no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Scratch for Arduino no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Scratch for Arduino no Fedora ou derivados:

sudo snap install s4a

Instalando o Scratch for Arduino no Debian e derivados!

Para instalar o Scratch for Arduino no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Scratch for Arduino no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Scratch for Arduino no Debian e derivados:

sudo snap install s4a

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Scratch for Arduino no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)