Como instalar o Neovim, um refatorador do Vim, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Neovim é um projeto que busca refatorar agressivamente o Vim para simplificar a manutenção e incentivar as contribuições, dividir o trabalho entre vários desenvolvedores e muito mais. Neste tutorial, saiba como instalar o Neovim, um refatorador do Vim, no Linux.

Neovim permite a implementação de interfaces de usuário novas/modernas sem nenhuma modificação na fonte principal e melhora a extensibilidade com uma nova arquitetura de plug-in. Dentre as características principais do aplicativo, estão:

Extensível:

A API é de primeira classe: detectável, com versão, documentada;A comunicação estruturada MessagePack permite extensões em qualquer idioma;Os plug-ins remotos são executados como co-processos, de forma segura e assíncrona;GUIs, IDEs, navegadores da web podem –embedNeovim como um editor ou host de script.

Utilizável:

Padrões fortes;Funciona da mesma forma em qualquer lugar: um tipo de construção, um comando;Recursos modernos do terminal, como estilo do cursor, eventos de foco, colagem entre colchetes;Embutido emulador de terminal.

Drop-in Vim:

Totalmente compatível com o modelo de edição do Vim e a linguagem Vimscript;Comece :help nvim-from-vim se você já usa o Vim.

Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo em seu Linux!

como-instalar-o-neovim-um-refatorador-do-vim-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Neovim, um refatorador do Vim, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Neovim no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Neovim no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install nvim –classic

Instalando o Neovim no Fedora e derivados!

Para instalar o Neovim no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Neovim no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Neovim no Fedora ou derivados:

sudo snap install nvim –classic

Instalando o Neovim no Debian e derivados!

Para instalar o Neovim no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Neovim no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Neovim no Debian e derivados:

sudo snap install nvim –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Neovim no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!