Como instalar o Jogo Ctris, um clone do jogo Tetris, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-jogo-ctris-um-clone-do-jogo-tetris-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debianO Jogo Ctris é um clone do Tetris escrito em C ++, basicamente um jogo Tetris mínimo escrito para rodar em um terminal 80×24 padrão. Saiba como instalar o Jogo Ctris no Linux.
O Tetris é um jogo electrônico muito popular, de meados da década de 1980. Ele foi um dos primeiros itens de exportação de sucesso da União Soviética e um dos primeiros a ser visto como um tipo de vício. UM dos seus criadores, Alexey Pajitnov conheceu o quebra-cabeças pentaminó e decidiu criar uma versão virtual dele para seu computador. Daí então surgiu o jogo!
A dinâmica do jogo é basicamente empilhar tetraminós que descem a tela de forma que completem linhas horizontais. Assim, quando uma linha se forma, ela se desintegra, as camadas superiores descem, e o jogador ganha pontos. Caso você não jogue tão bem e deixe a pilha de peças chegar no topo da tela, você perde a jogada!
O Jogo Ctris é bem viciante e vai lembrar muito aqueles jogos que jogávamos em uma versão bem mais simples naqueles “minigames” à pilha, que nossos pais compravam na infância. Entre os mil jogos disponíveis, o tetraminó era um dos mais jogados por nós!
Instale-o agora mesmo no seu Linux e comece a jogar!
como-instalar-o-jogo-ctris-um-clone-do-jogo-tetris-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Jogo Ctris no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Jogo Ctris no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Jogo Ctris no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install ctris

Instalando o Jogo Ctris no Fedora e derivados!

Para instalar o Jogo Ctris no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o Jogo Ctris no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Jogo Ctris no Fedora ou derivados:

sudo snap install ctris

Instalando o Jogo Ctris no Debian e derivados!

Para instalar o Jogo Ctris no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o Jogo Ctris no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Jogo Ctris no Debian e derivados:

sudo snap install ctris
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Jogo Ctris no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!