Como instalar o JabRef, um gerenciador de bibliografia, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O JabRef é um gerenciador de referências bibliográficas de código aberto. O formato de arquivo nativo usado pelo JabRef é BibTeX, o formato de bibliografia padrão do LaTeX. Neste tutorial, saiba como instalar o gerenciador JabRef no Linux, usando pacotes snap.

Com o JabRef você coleta:

Opções de importação para mais de 15 formatos de referência;Recupere e vincule artigos de texto completo facilmente;Obtenha informações bibliográficas completas com base no ISBN, DOI, PubMed-ID e arXiv-ID;Importe novas referências diretamente do navegador da web com um clique usando a extensão oficial do navegador.

Ele também permite que você:

Complete e melhore os dados bibliográficos comparando com catálogos online com curadoria, como Google Scholar, Springer ou MathSciNet;Renomear e mover automaticamente os arquivos associados de acordo com regras personalizáveis;Personalize e adicione novos campos de metadados ou tipos de referência.Agrupe sua pesquisa em coleções hierárquicasOrganize artigos com base em palavras-chave, tags, termos de pesquisa ou atribuições manuaisRecursos avançados de pesquisa e filtroAcompanhe o que lê: classificação, prioridade, impresso, qualidade garantida

JabRef dispõe de:

Suporte nativo para BibTeX e BibLaTeX, perfeito para sistemas de composição baseada em texto, como LaTeX e Markdown;Funcionalidade Cite-as-you-write para aplicativos externos como Emacs, Kile, LyX, Texmaker, TeXstudio, Vim e WinEdt;Formate as referências em um dos muitos milhares de estilos de citação integrados ou crie o seu estilo;Suporte para Word e LibreOffice / OpenOffice para inserir e formatar citações.

Siga o tutorial abaixo e execute a instalação dessa excelente ferramenta agora mesmo!

Instalando o gerenciador JabRef no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

como-instalar-o-jabref-um-gerenciador-de-bibliografia-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Para instalar o JabRef no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o JabRef no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

Terminal
sudo snap install jabrefCopiar

Instalando o JabRef no Fedora e derivados!

Para instalar o JabRef no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

Terminal
sudo dnf install snapdCopiar

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

Terminal
sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snapCopiar

E agora, vamos executar o comando para instalar o JabRef no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o JabRef no Fedora ou derivados:

Terminal
sudo snap install jabrefCopiar

Instalando o JabRef no Debian e derivados!

Para instalar o JabRef no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

Terminal
apt updateCopiar

Terminal
apt install snapdCopiar

E agora, vamos executar o comando para instalar o JabRef no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o JabRef no Debian e derivados:

Terminal
sudo snap install jabrefCopiar

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o JabRef no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!