Como instalar o Inkscape, um editor de gráficos vetoriais, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-inkscape-um-editor-de-graficos-vetoriais-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debiancomo-instalar-o-inkscape-um-editor-de-graficos-vetoriais-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debianO Inkscape é um editor de gráficos vetoriais gratuito e de código aberto. Ele oferece a gama de recursos e é amplamente utilizado para ilustrações artísticas e técnicas, como desenhos animados, clip-art, logotipos, tipografia, diagramação e fluxograma. Ele usa gráficos vetoriais para permitir impressões e renderizações nítidas em resolução ilimitada e não está limitado a um número fixo de pixels como gráficos raster. Saiba como instalar o Inskape no Linux.
O Inkscape usa o formato de arquivo SVG padronizado como formato principal, que é compatível com muitos outros aplicativos, incluindo navegadores da web. Os recursos SVG incluem formas básicas, caminhos, texto, marcadores, clones, mistura alfa, transformações, gradientes e agrupamento. Um poderoso app para edições simples e mais elaboradas, com xcelente resolução de saída.
Além disso, o aplicativo suporta metadados Creative Commons, edição de nós, camadas, operações de caminhos complexos, texto no caminho e edição de XML SVG. Ele também importa vários formatos como EPS, Postscript, JPEG, PNG, BMP e TIFF e exporta PNG, bem como vários formatos baseados em vetores. Uma ferramenta de desenho totalmente compatível com W3C XML, SVG e CSS2, enfatizando um núcleo leve com recursos poderosos adicionados como extensões, e o estabelecimento de processos de desenvolvimento amigáveis, abertos e orientados para a comunidade.
como-instalar-o-inkscape-um-editor-de-graficos-vetoriais-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Inkscape no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Inkscape no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Inkscape no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install inkscape

Instalando o Inkscape no Fedora e derivados!

Para instalar o Inkscape no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o Inkscape no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Inkscape no Fedora ou derivados:

sudo snap install inkscape

Instalando o Inkscape no Debian e derivados!

Para instalar o Inkscape no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o Inkscape no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Inkscape no Debian e derivados:

sudo snap install inkscape
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Inkscape no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)