Como instalar o InfluxDB, um banco de dados de séries temporais, métricas e análises, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O InfluxDB é um banco de dados de séries temporais, métricas e análises. É escrito em Go e não tem dependências externas. Isso significa que, depois de instalado, não há mais nada para gerenciar (como Redis, ZooKeeper, Cassandra, HBase ou qualquer outro). Neste tutorial, saiba como instalar o banco de dados InfluxDB, no Linux.

InfluxDB é voltado para casos de uso de DevOps, métricas, dados de sensores e análises em tempo real. Ele capacita os desenvolvedores a criar IoT, software analítico e de monitoramento. InfluxDB foi desenvolvido especificamente para lidar com grandes volumes e inúmeras fontes de dados com registro de data e hora produzidos por sensores, aplicativos e infraestrutura.

Faça a ingestão de métricas, eventos e logs em um banco de dados de série temporal de alto desempenho, capaz de ingerir milhões de pontos de dados por segundo. Além disso, com ele, você executa análises para obter detecção e resolução mais rápidas ou configure alertas ou detecção de anomalias com um simples clique.

O InfluxDB é um banco de dados de série temporal projetado para lidar com altas cargas de gravação e consulta. Não perca mais tempo e instale-o agora mesmo no seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo e executar a instalação de forma fácil e rápida.

como-instalar-o-influxdb-um-banco-de-dados-de-series-temporais-metricas-e-analises-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o banco de dados InfluxDB no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o InfluxDB no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o InfluxDB no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install influxdb –beta

Instalando o InfluxDB no Fedora e derivados!

Para instalar o InfluxDB no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o InfluxDB no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o InfluxDB no Fedora ou derivados:

sudo snap install influxdb –beta

Instalando o InfluxDB no Debian e derivados!

Para instalar o InfluxDB no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o InfluxDB no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o InfluxDB no Debian e derivados:

sudo snap install influxdb –beta

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o InfluxDB no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.