Como instalar o GNU Emacs, um editor de texto, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-gnu-emacs-um-editor-de-texto-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debianO GNU Emacs é o editor de exibição em tempo real extensível, personalizável e auto-documentável. Com ele seu trabalho fica muito mais simples e rápido. Saiba como instalar o GNU Emacs no Linux.
GNU Emacs é composto por inúmeras características que o tornam ainda mais funcional e facilita ainda mais para os usuários. Ele tem modos de edição com reconhecimento de conteúdo, incluindo coloração de sintaxe, para muitos tipos de arquivo, por exemplo.
Além disso, o aplicativo conta com documentação integrada completa, incluindo um tutorial para novos usuários, suporte total a Unicode para quase todos os scripts humanos e é altamente personalizável, usando código Emacs Lisp ou uma interface gráfica.
Ele é extremamente funcional. Além da edição de texto, inclui um planejador de projeto, leitor de e-mail e notícias, interface de depurador, calendário e muito mais. Inclusive, conta também com um sistema de empacotamento para baixar e instalar extensões.
Um ferramenta completa, com um ecossistema de funcionalidade bastante amplo. Um aplicativo perfeito para executar o trabalho de forma simples e fácil e te ajudar em suas tarefas diárias. Não se limite apenas ao editor, use mais dos recursos dessa poderosa ferramenta. Não perca mais tempo, instale-a agora mesmo no seu Linux.
como-instalar-o-gnu-emacs-um-editor-de-texto-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o GNU Emacs no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o GNU Emacs no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o GNU Emacs no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install emacs –classic

Instalando o GNU Emacs no Fedora e derivados!

Para instalar o GNU Emacs no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o GNU Emacs no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o GNU Emacs no Fedora ou derivados:

sudo snap install emacs –classic

Instalando o GNU Emacs no Debian e derivados!

Para instalar o GNU Emacs no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o GNU Emacs no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o GNU Emacs no Debian e derivados:

sudo snap install emacs –classic
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o GNU Emacs no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)