Como instalar o Gluu Server, um Provedor OpenID Connect, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-gluu-server-um-provedor-openid-connect-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debianO Gluu Server é uma plataforma de gerenciamento de identidade e acesso composta de componentes de código aberto. Os principais casos de uso são logon único (SSO) ou autenticação e autorização centralizadas. Saiba como instalar o Gluu Server no Linux.
O Gluu Server é um dos melhores provedores OpenID Connect disponíveis. Ele agrada até os usuários mais exigentes. Além disso, ele também inclui o provedor de identidade Shibboleth SAML (IDP), habilitando o SSO com sites SAML. Sem dúvidas uma excelente ferramenta.
Outros casos de uso para Gluu incluem autenticação centralizada de dois fatores, autenticação de cliente OAuth e até autenticação de usuário remoto RADIUS. Apesar de estar distribuição SNAP do Gluu Server ser uma versão beta da aplicação, ele é bastante funcional.
Inclusive, os pacotes Linux para Ubuntu, CentOS, RHEL e Debian tornam a instalação do Gluu rápida e fácil em qualquer plataforma de nuvem. Faça uma ponte entre os sistemas de identidade Active Directory e LDAP existentes para dar aos aplicativos acesso seguro aos dados do usuário. Além disso, você pode provisionar e desprovisionar usuários no Gluu Server com APIs de gerenciamento de identidade padrão.
Instale agora mesmo essa poderosa ferramenta em seu Linux e desfrute dos muitos recursos que a plataforma disponibiliza!
como-instalar-o-gluu-server-um-provedor-openid-connect-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Gluu Server no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Gluu Server no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Gluu Server no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install gluu-server

Instalando o Gluu Server no Fedora e derivados!

Para instalar o Gluu Server no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap
E agora, vamos executar o comando para instalar o Gluu Server no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Gluu Server no Fedora ou derivados:

sudo snap install gluu-server

Instalando o Gluu Server no Debian e derivados!

Para instalar o Gluu Server no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd
E agora, vamos executar o comando para instalar o Gluu Server no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Gluu Server no Debian e derivados:

sudo snap install gluu-server
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Gluu Server no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!