Como instalar o Glade, uma ferramenta RAD, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Glade é uma ferramenta RAD para permitir o desenvolvimento rápido e fácil de interfaces de usuário para o kit de ferramentas GTK+3 e o ambiente de desktop GNOME. Neste tutorial, saiba como instalar o Glade, uma ferramenta RAD, no Linux.

Crie ou abra designs de interface de usuário para aplicativos GTK+. As interfaces de usuário projetadas no Glade são salvas como XML e podem ser carregadas por aplicativos dinamicamente conforme necessário usando GtkBuilder ou usadas diretamente para definir uma nova classe de objeto derivada de GtkWidget usando GTK+ novo recurso de template.

Ao usar GtkBuilder, os arquivos Glade XML podem ser usados ??em várias linguagens de programação, incluindo C, C++, C #, Vala, Java, Perl, Python e outras. Siga o tutorial abaixo e instale o Glade agora mesmo no seu Linux!

como-instalar-o-glade-uma-ferramenta-rad-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Glade no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Glade no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Glade no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install glade

Instalando o Glade, uma ferramenta RAD, no Fedora e derivados!

Para instalar o Glade no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Glade no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Glade no Fedora ou derivados:

sudo snap install glade

Instalando o Glade no Debian e derivados!

Para instalar o Glade no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Glade no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Glade no Debian e derivados:

sudo snap install glade

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Glade no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!