Como instalar o Cipher Files, uma ferramenta de linha de comando, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

O Cipher Files é uma ferramenta de linha de comando gratuita para criptografar e descriptografar arquivos. Ele fornece criptografia eficaz e funcionalidade de descriptografia por meio de suas opções /e (criptografar) e /d (descriptografar). Neste tutorial, saiba como instalar o Cipher Files no Linux.

Para usar o Cipher desta forma, basta seguir a opção /e ou /d com o nome de um arquivo ou pasta que você deseja criptografar ou descriptografar. Por exemplo, você usaria o segredo Cipher /e. É recomendável que você sempre criptografe o arquivo e a pasta em que ele reside, isso evita que um arquivo criptografado seja descriptografado ao ser modificado.

O Cipher não pode criptografar arquivos marcados como somente leitura. Ele aceitará vários nomes de pastas e caracteres curinga. Você deve separar vários parâmetros com pelo menos um espaço. A opção /W, por exemplo, removerá dados em partes não utilizadas de um volume, apagando efetivamente os dados que ainda residem em um disco rígido após a exclusão.

Siga o tutorial abaixo e instale-o agora mesmo em seu Linux,

como-instalar-o-cipher-files-uma-ferramenta-de-linha-de-comando-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o Cipher Files no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Cipher Files no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Cipher Files no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install cipher-files

Instalando o Cipher Files no Fedora e derivados!

Para instalar o Cipher Files no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Cipher Files no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Cipher Files no Fedora ou derivados:

sudo snap install cipher-files

Instalando o Cipher Files no Debian e derivados!

Para instalar o Cipher Files no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Cipher Files no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Cipher Files no Debian e derivados:

sudo snap install cipher-files

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Cipher Files no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!