Como instalar o CertBot, um aplicativo para configuração HTTPS, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

CertBot é uma ferramenta de software livre e gratuita para usar certificados Let’s Encrypt automaticamente em sites administrados manualmente para habilitar HTTPS. Neste tutorial, saiba como instalar o CertBot no Linux.

Configure HTTPS automaticamente usando Let’s Encrypt. O objetivo do CertBot, Let’s Encrypt e do protocolo ACME (Automated Certificate Management Environment) é possibilitar a configuração de um servidor HTTPS e obter automaticamente um certificado confiável para o navegador, sem qualquer intervenção humana. Isso é feito executando um agente de gerenciamento de certificados no servidor da web.

Se você deseja adicionar os benefícios de segurança e privacidade de um certificado HTTPS ao seu site, talvez não precise do CertBot. Muitos provedores de hospedagem possuem ferramentas internas para habilitar HTTPS. Ele é usado para:

Provar automaticamente para o Let’s Encrypt CA que você controla o site;Obtenha um certificado confiável do navegador e configure-o em seu servidor da web;Acompanhe quando seu certificado vai expirar e renove-o;Ajudá-lo a revogar o certificado se isso for necessário.

Siga o tutorial abaixo e instale o Certbot agora mesmo no seu Linux.

como-instalar-o-certbot-um-aplicativo-para-configuracao-https-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o CertBot, um aplicativo para configuração HTTPS, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o CertBot no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o CertBot no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install certbot –classic

Instalando o CertBot no Fedora e derivados!

Para instalar o CertBot no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o CertBot no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o CertBot no Fedora ou derivados:

sudo snap install certbot –classic

Instalando o CertBot no Debian e derivados!

Para instalar o CertBot no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o CertBot no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o CertBot no Debian e derivados:

sudo snap install certbot –classic

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o CertBot no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
Para mais detalhes, acesse o website da publicação original.