Como instalar o BackuPy, um programa de backup, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

como-instalar-o-backupy-um-programa-de-backup-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian
O BackuPy é um programa de backup simples em python com ênfase na integridade dos dados e comportamento transparente. Um aplicativo com muitas características. Saiba como instalar o BackuPy no Linux.

Entre as características principais do BackuPy, estão:

Modos de backup, espelho e sincronização;Compare arquivos usando atributos ou CRCs;Ver a árvore de arquivos alterada com curses;Detecção e alertas de arquivos corrompidos;Detecção e alertas de modificações de arquivo inesperadas no destino fora dos backups e espelhos ou conflitos de sincronização (um arquivo foi modificado em ambos os lados desde a última sincronização);Banco de dados formatado em JSON para rastreamento de arquivos e logs formatados em CSV;Os arquivos estão sempre seguros por padrão, sendo movidos para um diretório de arquivo estruturado de forma idêntica antes de serem excluídos ou sobrescritos;Filtrar arquivos com expressões regulares.

Os diretórios de origem e de destino podem ser qualquer diretório acessível por meio do sistema de arquivos do computador. O destino pode estar vazio ou conter arquivos de um backup anterior (mesmo um feito sem BackuPy), os arquivos correspondentes em ambos os lados serão ignorados.

Instale essa ferramenta incrível agora mesmo no seu Linux. Basta seguir o tutorial abaixo e executar a instalação de forma super prática!

como-instalar-o-backupy-um-programa-de-backup-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Instalando o programa de backup BackuPy no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o BackuPy no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o BackuPy no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install backupy

Instalando o BackuPy no Fedora e derivados!

Para instalar o BackuPy no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o BackuPy no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o BackuPy no Fedora ou derivados:

sudo snap install backupy

Instalando o BackuPy no Debian e derivados!

Para instalar o BackuPy no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update

apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o BackuPy no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o BackuPy no Debian e derivados:

sudo snap install backupy

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o BackuPy no Linux!

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)