Como instalar aplicativos/programas no Linux (Parte 2 – Debian pacotes DEB)

DEBIAN PACOTES DEBNeste tutorial, aprenderemos como instalar pacotes de software local (deb) no Debian e seus derivados, como Ubuntu Linux Mint, usando três ferramentas de linha de comando diferentes e são dpkg , apt e gdebi. Isso é útil para os novos usuários que migraram do Windows para o Ubuntu ou Linux Mint . Entretanto, um problema bem básico que eles enfrentam é a instalação de software local no sistema. Então, veja neste post como instalar aplicativos/programas no Linux (Parte 2 – Debian pacotes DEB)
No entanto, o Ubuntu e o Linux Mint possuem seu próprio Graphical Software Center para facilitar a instalação do software, mas estaremos ansiosos para instalar pacotes pelo terminal.

Como instalar aplicativos/programas no Linux (Parte 2 – Debian pacotes DEB)

1. Instale o pacote usando o comando Dpkg no DEBIAN

O Dpkg é um gerenciador de pacotes para o Debian e seus derivados, como Ubuntu e Linux Mint . É usado para instalar, criar, remover e gerenciar pacotes deb mas, diferentemente de outros sistemas de gerenciamento de pacotes Linux, ele não pode baixar e instalar pacotes automaticamente com suas dependências.
Para instalar um pacote local, use o comando dpkg com a opção -i junto com o nome do pacote, como mostrado.

sudo dpkg -i teamviewer_amd64.deb
Se você receber algum erro de dependência durante a instalação ou após a instalação e o lançamento de um programa, poderá usar o seguinte comando apt para resolver e instalar dependências usando a opção -f, que informa ao programa para corrigir dependências quebradas.

sudo apt-get install -f
Para remover use a opção -r ou se você deseja remover todos os seus arquivos, incluindo arquivos de configuração, é possível limpá-lo usando a opção –purge conforme mostrado.
[Remover pacote]

sudo dpkg -r teamviewer
[Remover pacote com arquivos de configuração]

 sudo dpkg –purge teamviewer

2. Instale o pacote usando o comando Apt no DEBIAN

O comando apt é uma ferramenta avançada de linha de comando, que oferece nova instalação de pacote de software, atualização de pacote de software existente, atualização do índice da lista de pacotes e até atualização de todo o sistema Ubuntu ou Linux Mint .
Ele também oferece ferramentas de linha de comando apt-get e apt-cache para gerenciar pacotes de maneira mais interativa no Debian e seus derivados, como os sistemas Ubuntu e Linux Mint .
Essencialmente, o apt-get ou o apt não entendem arquivos .deb, eles são projetados para lidar principalmente com nomes de pacotes (por exemplo , teamviewer , apache2 , mariadb etc.) e recuperam e instalam arquivos .deb associados a um nome de pacote, de uma fonte especificada no arquivo /etc/apt/sources.list .
O único truque para instalar um pacote Debian local usando o apt-get ou o apt é especificando um caminho relativo ou absoluto local ( ./se no diretório atual) para o pacote; caso contrário, ele tentará recuperar o pacote de fontes remotas e a operação falhará.

sudo apt install ./teamviewer_amd64.debsudo apt-get install ./teamviewer_amd64.deb
Para remover uma opção remove de uso de pacote ou se você deseja remover todos os seus arquivos, incluindo arquivos de configuração, é possível limpá-lo usando a opção purge conforme mostrado.

sudo apt-get remove teamviewersudo apt-get purge teamviewer
OU

sudo apt remove visualizador de equipesudo apt purge teamviewer

3. Instale o pacote usando o comando Gdebi no DEBIAN

O gdebi é uma pequena ferramenta de linha de comando para instalar pacotes deb locais. Ele resolve e instala dependências de pacotes rapidamente. Assim, para instalar um pacote, use o seguinte comando.

sudo gdebi teamviewer_13.1.3026_amd64.deb
Para remover um pacote instalado do gdebi, você pode usar os comandos apt , apt-get ou dpkg usando a purgeopção como mostrado.

sudo apt purge teamviewer
OU

sudo apt-get purge teamviewer
OU

sudo dpkg –purge teamviewer

DEBIAN PACOTES DEB – Conclusão

Portanto, neste tutorial, explicamos três ferramentas diferentes de linha de comando para instalar ou remover pacotes deb no Debian, no Ubuntu e Linux Mint.
Do mesmo modo, veja o artigo abaixo. Ele lhe auxiliará a entender mais sobre o assunto.
Como instalar aplicativos/programas no Linux (Parte 1)

Como instalar aplicativos/programas no Linux (Parte 1)
 
 
 

FONTE: Blog SempreUpdate
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.