Clonezilla Live 2.6.7 lançado com suporte aprimorado ao exFAT

Clonezilla Live 2.6.7 lançado com suporte aprimorado ao exFATE mais uma distribuição acaba de ser lançada com o novo Kernel 5.7. Estamos falando, porém, do Clonezilla Live 2.6.7 que foi lançado também com suporte aprimorado ao exFAT. A nova versão estável de hoje melhora ainda mais este sistema de código aberto voltado principalmente para a clonagem de disco.
A nova versão chega exatamente um mês após o Clonezilla Live 2.6.6. Assim, o Clonezilla Live 2.6.7 leva o kernel Linux 5.7, a última versão estável mais atualizada. O kernel Linux 5.7.6 está incluído na nova imagem ISO, que foi totalmente sincronizada com o repositório Debian Sid em 30 de junho de 2020.
Como você provavelmente já deve saber, o kernel 5.7 do Linux vem com uma implementação nova e aprimorada do sistema de arquivos exFAT. Portanto, a partir do Clonezilla Live 2.6.7, o desenvolvedor removeu o pacote exfat-fuse, pois não é mais necessário para suportar unidades formatadas exFAT.

Clonezilla Live 2.6.7 lançado com suporte aprimorado ao exFAT

Clonezilla Live 2.6.7 lançado com suporte aprimorado ao exFAT
O suporte ao sistema de arquivos XFS também foi aprimorado nesta versão, que vem com a ferramenta Partclone 0.3.14 para fazer backup de partições, ferramentas Xen para provisionamento e instalação de VMs, além de um mecanismo melhor para lidar com linuxefi/initrdefi ou linux/initrd na configuração do GRUB.
Falando sobre o GRUB, o arquivo grub-header.cfg foi movido do bootx64.efi para o grub.cfg para melhor flexibilidade e o arquivo netboot agora é como grub.cfg-drbl-00: 50: 56: 01: 01: 01 e grub .cfg-drbl-192.168.177.2 para evitar um conflito com o patch GRUB das distribuições Fedora e CentOS Linux.
Ao criar um arquivo iso/zip de recuperação, se estiver no ambiente live do Clonezilla, temos esses arquivos syslinux. Use isso primeiro para que a incompatibilidade de versão possa ser evitada, explicou o desenvolvedor Steven Shiau.

Mais novidades

Clonezilla Live 2.6.7 lançado com suporte aprimorado ao exFAT
O Clonezilla Live 2.6.7 atualiza as ferramentas ocs-iso e ocs-live-dev para poder sincronizar arquivos relacionados ao syslinux ao copiar arquivos exec do syslinux. Vários bugs foram resolvidos nas ferramentas ocs-function, ocs-sr, ocs-chkimg, dcs e ocs-onthefly. Mais detalhes sobre essas correções nas notas de versão.
Você pode baixar o Clonezilla Live 2.6.7-28 agora mesmo no site oficial. Imagens ISO estão disponíveis para sistemas de 64 e 32 bits que você pode gravar em uma unidade flash USB para inicializar o Clonezilla Live e clonar seus discos e partições.

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!